Coimbra

Tarifário de água amigo das Famílias Numerosas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-11-2016

O tarifário da água no Município de Cantanhede é amigo das famílias numerosas. Este dado consta do estudo apresentado recentemente pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, que destaca o tarifário de abastecimento de água praticado pela INOVA-EM como um dos melhores no Índice de Equidade.

PUBLICIDADE

Ondas na água

Dos 308 municípios avaliados, o preço da água em Cantanhede surge destacado em 1.º lugar a nível distrital e na 7.ª posição no ranking nacional, o que decorre de uma política de preços que não penaliza os maiores agregados familiares, mesmo considerando que o seu padrão de consumo tende a ser maior e portanto a situar-se em escalões com tarifário mais caro.

PUBLICIDADE

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas diz que a maioria dos municípios não tem em conta a dimensão do agregado familiar na altura de taxar os consumos de água, o que penaliza as famílias com mais filhos.

Mas esta é uma prática que em Cantanhede está diluída, sobretudo devido à existência da Tarifa de Famílias Numerosas, traduzida no alargamento do volume faturado em cada um dos escalões: os agregados familiares superiores a quatro elementos recebem uma bonificação de 3 m3 de água por cada elemento a mais que esse número base, ou seja, o escalão de consumo aumenta dos 5 m3 para os 8 m3, passando para os 11 m3 se forem mais dois elementos, e assim sucessivamente.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta medida inserida na política de responsabilidade social que a INOVA-EM tem vindo a seguir, no âmbito da qual, também foi criada uma Tarifa Social para as famílias carenciadas que prevê a isenção das taxas fixas e o alargamento do volume de água faturado no primeiro escalão, que passa a ser de 15 m3 e não os 5 m3 da tarifa normal, o que pode representar descontos de 44% nos consumos da ordem dos 10 m³.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE