Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

TAP está a trabalhar em solução para subsídios de férias da Groundforce

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 20-07-2021

A TAP está a trabalhar numa solução para pagar subsídios de férias na Groundforce e assegurar os salários de julho, disse hoje no parlamento o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

PUBLICIDADE

Durante uma audição regimental na Comissão da Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, o governante recordou que a TAP já tinha demonstrado disponibilidade para pagar os subsídios.

Pedro Nuno Santos realçou que esta solução está a ser desenhada para que não dependa da vontade de quem controla a empresa de ‘handling’, ou seja, a Pasogal, de Alfredo Casimiro.

PUBLICIDADE

publicidade

“No curto prazo, a TAP tinha mostrado disponibilidade para pagar subsídios de ferias, isso mantém-se”, adiantou, recordando que foi a Groundforce que não aceitou a solução.

Quanto ao pagamento dos serviços por parte da TAP, Pedro Nuno Santos disse que está para pagamento 3,6 milhões de euros até ao final de julho, tendo o ministro admitido que a TAP poderá antecipar o pagamento para permitir saldar os salários, sendo que o Governo pretende garantir que as remunerações de julho serão regularizadas.

PUBLICIDADE

“O último fim de semana foi dramático para todos”, referiu o ministro, recordando a greve na empresa, que fez cancelar centenas de voos.

“Queria lamentar alguma responsabilização que foi feita à TAP”, disse, considerando que é uma “injustiça”.

“A TAP não deve nada à Groundforce, isto não é uma matéria de discussão é uma matéria de facto”, salientou.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

A TAP garantiu no sábado que não tem quaisquer pagamentos em atraso à Groundforce, depois de a empresa de ‘handling’ ter acusado a companhia aérea de ter uma dívida de 12 milhões de euros por serviços já prestados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com