Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Taça da Liga: Sporting e FC Porto tentam o primeiro troféu da temporada

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 22-01-2023

Sporting, vencedor do troféu nas duas últimas temporadas, e FC Porto tentam levantar a Taça da Liga de futebol, numa 16.ª edição que pode juntar ‘leões’ e ‘dragões’ na final, com Arouca e Académico Viseu como ‘outsiders’.

PUBLICIDADE

A ‘final four’, que vai decorrer em Leiria, arranca na terça-feira com o Sporting a medir forças com o Arouca, pela primeira vez nesta fase da prova, e com o FC Porto, no único título nacional que ainda não tem no museu, a defrontar no dia seguinte o Académico Viseu, representante da II Liga e também estreante numa meia-final.

Em termos teóricos, Sporting e FC Porto parecem ter caminho aberto para no próximo sábado discutirem o título no Estádio Municipal de Leiria, reeditando a final de 2018/19, que o emblema de Alvalade venceu nas grandes penalidades, mas Arouca e Viseu prometem complicar a vida aos dois ‘grandes’.

PUBLICIDADE

publicidade

O grande ausente desta fase é o Benfica, recordista da prova com sete troféus, que caiu na fase de grupos por culpa do Moreirense, da II Liga, equipa que nos quartos de final acabou afastada pelo Arouca.

O Sporting procura a sua quinta Taça da Liga, a terceira consecutiva, numa competição em que o técnico Rúben Amorim passou recentemente a ser ‘dono’. O treinador português levou os ‘leões’ às duas últimas conquistas, já depois de ter vencido ao serviço do Sporting de Braga, chegando a esta ‘final four’ totalmente vitorioso.

PUBLICIDADE

Já afastado da Taça de Portugal e fora da corrida pelo título nacional, o Sporting tem em Leiria a sua única hipótese de conquistar um título esta época a nível interno, já que ainda está na Liga Europa.

Numa confortável sexto lugar no campeonato, o Arouca pode ganhar inspiração nas campanhas de Vitória de Setúbal (2007/08) e Moreirense (2016/17) para tentar chegar ao troféu, numa ‘final four’ em que a equipa de Armando Evangelista chega a Leiria sem nada a perder.

Já o FC Porto tem um relação ‘conflituosa’ com esta competição que, embora não tenha a mesma importância do que um campeonato ou uma Taça de Portugal, foge há 16 anos aos ‘dragões’, que já marcaram quatro vezes presenças em finais, sempre a saírem derrotados.

Por isso mesmo, a formação de Sérgio Conceição vai mais uma vez tentar fazer história e dar a primeira Taça da Liga ao FC Porto, mas para isso precisa primeiro de ultrapassar um antigo capitão da sua história.

Além de colocar o Viseu na luta pela subida na II Liga, Jorge Costa fez o emblema de Viriato ultrapassar Famalicão e Estoril na fase de grupos e Boavista nos ‘quartos’, três equipas do primeiro escalão.

Os dois jogos das meias-finais assim como a final estão agendados para as 19:45.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com