Região

Tábua e Santa Casa da Misericórdia reforçam acompanhamento aos beneficiários

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 23-02-2023

A Câmara Municipal de Tábua vai colaborar com a Santa Casa da Misericórdia local para constituir uma equipa multidisciplinar de modo a apoiar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

PUBLICIDADE

Este protocolo, já assinado, entra em vigor na quarta-feira, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovações sucessivas, e surge na sequência da aceitação das competências no domínio da Ação Social, da Administração Central para o município de Tábua, no distrito de Coimbra.

Trata-se de uma colaboração no âmbito da dinamização do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), bem como do acompanhamento da componente de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

PUBLICIDADE

publicidade

“A ideia é a de que haja a contratação de técnicos para que façam um reforço de proximidade aos respetivos beneficiários, um acompanhamento também dos contratos de inserção do RSI”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

Este acordo tem como objetivo a prestação de um melhor serviço aos munícipes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e exclusão social, com necessidade de resolver questões relacionadas com os apoios sociais, o reforço da proximidade dos técnicos aos respetivos beneficiários, o acompanhamento dos contratos de inserção do RSI, assim como a criação de uma equipa multidisciplinar específica.

PUBLICIDADE

Esta equipa, que será constituída por três técnicos superiores e dois assistentes de ação direta, incidirá nas 11 freguesias e uniões de freguesia do concelho de Tábua.

O trabalho funcionará nas instalações dos serviços locais da Segurança Social, diariamente, no período da manhã.

De acordo com o autarca, a ideia é a de, “futuramente”, deslocalizar este serviço das instalações dos serviços locais da Segurança Social para as juntas de freguesia, com o intuito de haver “mais proximidade”.

Esta parceria tem associado um investimento por parte da Câmara Municipal de 112.626,00 euros, destinados aos recursos humanos que vão integrar o projeto, bem como aos encargos mensais com o funcionamento deste serviço.

Segundo a autarquia, a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, Sandra Mena, confirmou a disponibilidade da instituição em colaborar com o município nesta matéria, referindo que é “fundamental criar mecanismos a nível local que facilitem o acesso de quem mais necessita aos instrumentos de apoio, que promovam a inclusão e a melhoria da sua qualidade de vida”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE