Coimbra

Sucessor de Jaime Soares também corre pelo IP3

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-06-2014

 O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, criticou hoje a falta de acessibilidades no município, nomeadamente a ligação ao IP3, que prejudica a atividade empresarial do concelho.

PUBLICIDADE

“A ligação ao IP3 é aquela que os nossos empresários sentem mais necessidade, porque passa muito perto de Poiares, cerca de oito quilómetros, e permitia uma ligação, não só à fronteira, como aos maiores centros do país”, disse o autarca (PS) aos jornalistas, no final da cerimónia de constituição da Associação Empresarial de Poiares.

João Miguel Henriques lembrou que, para chegar ao IP3, é preciso “dar muitas voltas e muitas curvas”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sentimos que estamos esquecidos e injustiçados em relação a outras zonas do país, onde houve muito investimento, se calhar em demasia, deixando para trás alguns territórios de mais baixa densidade como o nosso, que está desprotegido e não consegue dar resposta ao forte tecido empresarial do concelho”, sublinhou.

O autarca adiantou que tem feito diligências junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), da Comunidade Intermunicipal de Coimbra e do Governo para “perceber como é que o futuro quadro comunitário de apoio pode contempla algum investimento nesta matéria”.

PUBLICIDADE

“Foi-nos garantido inicialmente que poderíamos ter acesso às vias ‘last mile’, que dariam resposta a ligações curtas entre polos industriais ou centros habitacionais e vias prioritárias, mas as negociações estão difíceis, porque a Comissão Europeia está renitente a mais investimento em acessibilidades, só que os argumentos utilizados não colhem connosco”, disse o autarca.

Para o presidente do município de Poiares, apenas uma parte de Portugal está bem servida de acessibilidades, mas houve outra que “foi esquecida”, em que insere o concelho.

O autarca anunciou que está em construção um segundo polo industrial no concelho, que já vinha do anterior executivo, com uma área de hectares, igual à da primeira zona, que está lotada, empregando mais de um milhar de pessoas.

Durante a tarde de hoje foi constituída a Associação Empresarial de Poiares, que tem mais de 80 empresas/comerciantes como sócios fundadores, com o objetivo de promover “atividades que visam o desenvolvimento e prosperidade da atividade dos seus associados e da região geográfica em que se insere”.

Segundo os estatutos, a associação tem como principais atividades a “divulgação de informação, representação junto dos organismos públicos, negociação coletiva e relações públicas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE