Eventos

“Stent Network Meeting” quer melhorar tratamento do Enfarte em Portugal

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 17-10-2013

A optimização da gestão do Enfarte Agudo do Miocárdio na Região Centro através da implementação de planos de acção que possibilitem o acesso ao tratamento de excelência preconizado para esta doença, é um dos objetivos da Stent Network Meeting que agora chega à Região Centro, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular, do INEM e da AstraZeneca. O encontro junta médicos dos hospitais da região, este sábado, dia 19, a partir das 10h, na Fundação Byssaia Barreto, em Coimbra.

PUBLICIDADE

O diagnóstico precoce da doença associado à eliminação de perdas de tempo desnecessárias no sistema de referenciação (desde a dor até ao procedimento), poderão fazer toda a diferença no prognóstico e sobrevivência dos doentes com Enfarte Agudo de Miocárdio (EAM).

De forma a proporcionar aos doentes a possibilidade de realização de um procedimento de tratamento invasivo (angioplastia primária), recomendado internacionalmente como opção primária no tratamento do EAM, profissionais de saúde dos hospitais da Região Centro reúnem-se este sábado, 19 de Outubro, em Coimbra, no âmbito da Stent Network Meeting, uma iniciativa portuguesa resultante da parceria da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), Instituto de Emergência Médica (INEM) e da AstraZeneca.

PUBLICIDADE

A iniciativa já realizada em outras regiões do país insere-se no projecto Stent for Life da Sociedade Europeia de Intervenção Cardiovascular, implementado em Portugal pela APIC. O seu objectivo é a implementação das guidelines internacionais de tratamento do Enfarte Agudo do Miocárdio com Elevação do Segmento ST, disponibilizando aos doentes a realização da angioplastia primária que pode salvar vidas se realizado dentro da janela temporal recomendada. Segundo Marco Costa, Coordenador Regional do Stent for Life, “a realização deste evento em Coimbra ganha especial relevo tendo em conta que o Centro é uma das regiões do país com menos angioplastias primárias por milhão de habitantes”.

Com as Stent Network Meetings pretende-se dar uma dimensão local e regional ao projecto Stent for Life, juntando todos os actores envolvidos na gestão desta doença. Até ao momento estas iniciativas decorreram em torno dos laboratórios de hemodinâmica de Évora, Santa Cruz/Amadora-Sintra e Faro, sendo o balanço, de acordo com Hélder Pereira Presidente da APIC, “extremamente positivo na medida em que conseguimos reunir todas as pessoas envolvidas na gestão da doença e com preocupações comuns”

PUBLICIDADE

publicidade

            Para além de efectuar a detecção dos problemas existentes, as Stent Network Meetings procuram soluções que possam ser implementadas no terreno. “Os doentes irão beneficiar da reorganização que pretendemos implementar, uma vez que com o acesso rápido à angioplastia primária teremos um prognóstico mais favorável na evolução da doença e das sequelas subsequentes”, explica Marco Costa. Neste encontro dedicado à área de influência dos laboratórios de hemodinâmica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e Centro Hospitalar Leiria-Pombal, participam médicos destas duas unidades e ainda dos hospitais de Aveiro, Covilhã, Castelo Branco eFigueira da Foz, entre outros.

O Enfarte Agudo do Miocárdio com Elevação do Segmento ST é uma tipologia de enfarte que corresponde a cerca de 35% de um universo que deverá rondar os 15.000 doentes. Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em 2012 ocorreram em Portugal 23 mil mortes por doenças cardiovasculares, das quais 16 mil por AVC e sete mil por Enfarte do Miocárdio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE