Economia

SpaceWay quer democratizar o acesso a dados de observação da Terra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-05-2018

A mais importante competição de aplicações espaciais – o ActInSpace® – decorreu em simultâneo em 70 cidades de todo o mundo. 

PUBLICIDADE

Terminou no passado sábado, no Instituto Pedro Nunes, a maior competição internacional de aplicações espaciais, que se realizou pela primeira vez em Portugal – o ActInSpace®.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a ajuda de mentores e especialistas, cerca de 50 estudantes e empreendedores tiveram 24 horas para responder aos mais de 80 desafios propostos pela organização de desenvolver soluções inovadoras para negócios terrestres, através do uso de serviços de satélite e tecnologia espacial. É uma iniciativa coordenada pela Agência Espacial Francesa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Airbus.

PUBLICIDADE

Um júri constituído por representantes do Centro de Incubação da ESA em Portugal, da StartUp Portugal e do Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia atribuiu o primeiro prémio à equipa SpaceWay, que desenvolveu a ideia de uma plataforma de disponibilização de dados de satélite 24 horas, recorrendo a uma constelação de microssatélites, democratizando o acesso aos dados observação da Terra para startups e PMEs.

A equipa nacional vencedora vai agora disputar o primeiro lugar na final internacional que vai decorrer no Toulouse Space Show 2018, o maior evento europeu associado ao Espaço, a realizar-se a 27 de junho, em Toulouse, França.

Das outras 13 equipas presentes, as ideias propostas foram tão diversas como melhorar a qualidade de vida da população do Burkina Faso, detetar depressão com recursos a pulseiras inteligentes, aplicativos de monitorização de zonas de contenção para incêndios florestais, mineração de asteroides, produção de isótopos na Lua para tratamentos médicos ou ainda a otimização de aquacultura com recurso a imagens de satélite.

O vencedor internacional ganha um voo parabólico a bordo da famosa aeronave Airbus Zero-G, para experimentar a sensação de gravidade zero, e as equipas com ideias mais promissoras vão receber apoio dos Centros de Incubação da ESA para que possam acelerar os seus projetos.

O Centro de Incubação da ESA em Portugal é coordenado pelo Instituto Pedro Nunes. Nesta estrutura são apoiadas startups que transfiram tecnologia espacial para setores terrestres, mas também novas empresas que pretendam entrar no mercado espacial comercial, na chamada New Space.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE