Coimbra

Soure: Projeto “A Palavra é de Ouro e o Silêncio é de Prata” potencia o sucesso educativo.

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-02-2020

O Município de Soure, no âmbito de uma candidatura efetuada ao Portugal 2020 – Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, promovida pela CIM-RC, implementou uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção Multinível, que visa intervir e prestar apoio às crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, potenciando o sucesso educativo. 

PUBLICIDADE

Esta equipa integra um profissional de Terapia da Fala, o Dr. Tiago Rodrigues, que, no âmbito da sua atuação no Município, apresentou uma proposta de projeto de Estimulação de Literacia Emergente, com o objetivo de promover um desenvolvimento harmonioso de competências da linguagem em crianças de idade pré-escolar. 

Em consonância com o Departamento de Ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Soure, o projeto, designado “A palavra é de prata e a leitura é de ouro”, consiste na exploração de dois livros por período letivo, dinamizada pela respetiva Educadora de Infância de cada turma, num contexto de grupo. 

PUBLICIDADE

Para tal, serão fornecidos recursos e materiais que permitam trabalhar a conversação, compreensão da linguagem, vocabulário, estrutura gramatical, consciência fonológica, conhecimento da escrita, narrativa e metalinguagem. 

A Literacia Emergente é globalmente entendida como um processo de desenvolvimento das competências pré-leitoras, sendo que antes das crianças entrarem no ensino formal é necessário desenvolver três grandes áreas: a linguagem oral, o conhecimento da imprensa e a consciência fonológica. Se a literacia se desenvolver de forma harmoniosa, sabe-se que as habilidades leitoras serão facilmente desenvolvidas, contribuindo para o sucesso escolar. 

PUBLICIDADE

publicidade

Por sua vez, o Município de Soure tem a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Multinível desde 2018, composta por terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e nutricionista. Recentemente, para este ano letivo, a Autarquia aumentou o número de respostas, integrando uma técnica de Psicologia. 

A implementação desta medida integra o projeto educativo municipal, que visa proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento integral das crianças e jovens do Concelho, apostando em iniciativas de prevenção e na minimização fatores de risco e contribuindo para a igualdade de oportunidades no sucesso escolar. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE