Coimbra

Soure prepara novo ano letivo 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-09-2020

O Município de Soure encontra-se a preparar o arranque do próximo ano letivo, atendendo aos desafios impostos pela pandemia Covid-19. 

PUBLICIDADE

Considerando as atuais orientações da Direção-Geral da Saúde e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para o ano escolar 2020-2021, o Município e o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, juntamente com a Autoridade de Saúde Local, definiram os procedimentos a adotar, de forma a garantir a segurança e fomentar a tranquilidade de todos os envolvidos. 

PUBLICIDADE

publicidade

Neste sentido, no decorrer da próxima semana, o Vereador Gil Soares, responsável pelo pelouro da Educação, irá participar em reuniões com os encarregados de educação em todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º ciclo e respetivas Juntas de Freguesia, em conjunto com a direção do Agrupamento de Escolas de Soure, visando esclarecer questões de organização e funcionamento das atividades escolares. 

As principais medidas implementadas privilegiam o desfasamento de horários e a reorganização de espaços de modo a promover o distanciamento social, nas componentes letivas, recreio, períodos de almoço e transportes escolares, bem com a distribuição de EPI’s (equipamentos de proteção individual). 

PUBLICIDADE

Também a higienização é prioridade, tendo sido colocados dispensadores de gel desinfetante e tapetes desinfetantes em todas as entradas e adquiridos produtos adequados à limpeza dos espaços e soluções bioativas para os objetos manipulados pelos alunos. 

Neste sentido, os funcionários municipais afetos à área da Educação estarão presentes numa ação de formação com duas componentes: uma sobre a higienização, com o objetivo de reforçar os procedimentos a adotar no acolhimento das crianças, atividades letivas, refeições, limpeza e na utilização de equipamentos de proteção de proteção individual, sendo também sido distribuído um manual esclarecedor de todas as medidas; e outra referente ao tema “Gestão de comportamentos no recreio: desafios atuais”, ministrada pela psicóloga Mariana Pimentel. 

Os assistentes operacionais dos estabelecimentos escolares, motoristas, vigilantes e pessoal docente irão ainda ser submetidos à realização de teste serológico de despiste e diagnóstico de COVID-19, à semelhança do que aconteceu em junho, na retoma do ensino pré-escolar. Ação de rastreio contará com a colaboração de vários profissionais de saúde do Concelho que integram o Banco de Voluntariado local. 

Com este trabalho de proximidade, a par com outras ações previstas, o Município pretende que o regresso às escolas por parte da comunidade educativa do Concelho se processe dentro de parâmetros que garantam a segurança de alunos e do pessoal docente e não docente. 

A Autarquia tem competências na área da Educação ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente no serviço de refeições, manutenção do parque escolar, atividades de animação e de apoio às famílias na educação pré-escolar, ação social e transportes escolares. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE