Coimbra

Soure aprova orçamento de 17,4 milhões de euros mantendo “aposta na educação”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-12-2018

  O Orçamento da Câmara de Soure para 2019, no valor de cerca de 17,4 milhões de euros, dá continuidade à aposta do município na educação, afirma a autarquia, liderada pelo socialista Mário Jorge Nunes.

PUBLICIDADE

Aprovado pela Assembleia Municipal, com 23 votos a favor, 19 dos quais da maioria PS, três da CDU e um do MAIS (Movimento Autárquico Independente por Soure), e quatro abstenções da coligação PSD/CDS-PP/PPM, o orçamento para o próximo ano é inferior ao de 2018 em cerca de 900 mil euros.

“A educação continua a ser uma prioridade para o atual executivo” municipal, assegura a Câmara de Soure, referindo que em 2019 será iniciada a construção do Centro Escolar da Freguesia de Soure – cujos projetos já foram concluídos e em relação ao qual já foi formalizado um protocolo de cooperação com o Ministério da Educação –, que permitirá “melhorar as instalações do ensino pré-escolar”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda na área da educação, o município manterá, no próximo ano, serviços relacionados com o apoio à família, a ação social escolar e os transportes escolares, garantindo a oferta das fichas pedagógicas para os alunos dos primeiro e segundo ciclos, vales para aquisição de material escolar e a “totalidade do encargo financeiro do transporte a todos os alunos do concelho que frequentam o ensino obrigatório”, afirma a Câmara, numa nota enviada à agência Lusa.

A regeneração urbana também faz parte da lista de investimentos da autarquia para 2019, ano em que vai avançar com a requalificação da Rua Alexandre Herculano (uma das principais artérias do centro da vila de Soure), com a “remodelação profunda” do mercado municipal e com a instalação do Centro de Inovação Social no antigo posto da GNR de Soure, entre outros empreendimentos.

PUBLICIDADE

Prevista também, por outro lado, a conceção e execução de um canil intermunicipal, em articulação com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho, igualmente no distrito de Coimbra, que “poderá vir a ser implementado no concelho de Soure”.

Prevista no orçamento para 2019 está também a organização, pela Câmara de Soure, da segunda edição do PANGEIA/Festival Municipal de Juventude, que “em 2018 foi um êxito, tendo-se afirmado como ecoevento e comprometendo-se com metas objetivas de separação de resíduos e implementação de práticas ambientalmente responsáveis, englobando atividades e temáticas destinadas ao público jovem”.

A estratégia para o próximo ano coloca o concelho de Soure “numa agenda global de crescimento suportado em três princípios fundamentais: o crescimento inteligente, o crescimento sustentável e o crescimento inclusivo”, sustenta o presidente da autarquia, citado pela Câmara.

Além do orçamento da Câmara para 2019, no valor 17.414.850 euros, a Assembleia Municipal de Soure também aprovou as Grandes Opções do Plano Plurianual de Investimentos e AMR (atividades mais relevantes), no montante de cerca de 11 milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE