Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Sorteio do Euro2020 pode colocar um ou dois tubarões no caminho de Portugal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-11-2019

Portugal, o atual campeão europeu, vai estar no Pote 3 do sorteio da fase final do Euro2020 de futebol, que se realiza no sábado, em Bucareste, e pode apanhar um ou até dois ‘tubarões’ na fase de grupos.

PUBLICIDADE

Ao falhar a conquista do Grupo B de apuramento, que acabou por ser vencido pela Ucrânia, e ao ser apenas o terceiro melhor segundo dos 10 grupos, a seleção nacional caiu para o terceiro pote e, antes do sorteio, já sabe que tem uma alta probabilidade de encontrar, pelo menos, um dos favoritos logo na primeira fase.

Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Ucrânia são os possíveis adversários do Pote 1, com a seleção ucraniana, em teoria, a ser o rival com menos historial, embora tenha causado grandes dificuldades a Portugal durante a fase de qualificação, tendo empatado na Luz (1-1) e vencido em Kiev (2-1).

PUBLICIDADE

publicidade

Além de serem considerados ‘tubarões’ do futebol europeu, italianos, ingleses, alemães e espanhóis terão ainda a vantagem teórica de atuarem em casa nos jogos da fase de grupos, por terem cidades-sede da competição (Roma, Londres, Munique e Bilbau, respetivamente).

Devido às regras do sorteio, com todos os países com cidade-sede a jogarem em casa e com Rússia e Ucrânia a não poderem defrontar-se, por questões diplomáticas, Portugal sabe que não vai calhar no Grupo B, em que já está a Bélgica (Pote 1), a Rússia (Pote 2) e a Dinamarca (Pote 3), num agrupamento que será disputado em São Petersburgo e em Copenhaga.

PUBLICIDADE

Pelas mesmas razões, o Grupo C, que irá decorrer em Amesterdão e em Bucareste, será composto por Ucrânia e Holanda (Pote 2), mas neste caso com Portugal a poder ser sorteado.

Se o primeiro pote mete ‘respeito’, o segundo não fica muito atrás, com a França, atual campeã mundial, a ser o nome mais sonante, seguida da Croácia, vice-campeã mundial. Polónia e Suíça parecem ser adversários mais simpáticos, sobretudo os helvéticos, que são de boa memória recente para os campeões europeus.

Como exemplo, e se o sorteio for ‘cruel’, logo na fase de grupos, os campeões europeus podem ‘apanhar’ Alemanha e França, dois rivais históricos de péssima memória, ainda mais com os gauleses a quererem ‘vingar’ a derrota na final do Euro2016.

Por partilharem o Pote 3, é certo que Turquia, Dinamarca, Áustria, Suécia e República Checa não vão ser, para já, adversários da equipa de Fernando Santos.

No Pote 4, estão País de Gales, a estreante Finlândia e as quatro seleções que se qualificarem via ‘play-offs’, que serão decididos a 31 de março do próximo ano.

Bulgária, Hungria, Islândia, Roménia, Bósnia-Herzegovina, Irlanda do Norte, Eslováquia, República da Irlanda, Noruega, Sérvia, Escócia, Israel, Geórgia, Bielorrússia, Macedónia do Norte e Kosovo ainda têm possibilidade de chegar à fase final do Euro2020.

A nível logístico, o Grupo A parece ser o menos atrativo, com Portugal a ter de disputar dois jogos em Baku, no Azerbaijão, e um em Roma, perante a Itália.

Nesse sentido, o Grupo D deverá ser o mais simpático, com um encontro em Londres, com a Inglaterra, e os restantes em Glasgow, na Escócia, um deles potencialmente com a seleção anfitriã.

A poule E, em que já está a seleção espanhola, será em Bilbau e em Dublin, enquanto o E será em Munique, com a Alemanha, e em Budapeste.

O sorteio está agendado para as 19:00 horas locais (17:00 em Lisboa), na Romexpo, em Bucareste.

A fase final realiza-se de 12 de junho a 12 de junho, em 12 cidades, de 12 países, com arranque no Estádio Olímpico de Roma e fase final no Estádio de Wembley, em Londres, que será palco das meias-finais e da final.

Na fase de grupos (12 a 24 de junho), as 24 seleções são divididas em seis grupos de quatro, com os dois primeiros de cada agrupamento e os quatro melhores terceiros a seguirem para os oitavos de final, que se realizam-se de 27 a 30.

Seguem-se os quartos de final, em 03 e 04 de julho, as meias-finais, em 07 e 08, e a final, em 12, dia em que será conhecido o sucessor de Portugal, vencedor da edição de 2016, numa final com a anfitriã França (1-0, após prolongamento).

– Potes para o sorteio da fase final do Euro2020:

Pote 1

Bélgica

Itália

Inglaterra

Alemanha

Espanha

Ucrânia

Pote 2

França

Polónia

Suíça

Croácia

Holanda

Rússia

Pote 3

Portugal

Turquia

Dinamarca

Áustria

Suécia

República Checa

Pote 4

País de Gales

Finlândia

4 equipas provenientes dos ‘play-offs’

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com