Sophia Clínica disponibiliza cuidados paliativos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-04-2018

A Sophia Clínica, unidade hospitalar da Fundação Sophia, disponibiliza a partir de hoje cuidados paliativos num espaço de internamento estruturado em função das necessidades de doentes, e suas famílias, que enfrentem situações complexas de sofrimento associadas a doenças graves, incuráveis ou progressivas.

PUBLICIDADE

A nova unidade, clinicamente dirigida pelo Dr. José Ávila Costa, “cuja competência e percurso profissional são sobejamente conhecidos”, dispõe de uma equipa multidisciplinar especializada em cuidados paliativos formada por médicos, enfermeiros, dietista, farmacêutico, psicólogo, técnicos de reabilitação, assistentes sociais, assistentes espirituais e ajudantes técnicos operacionais, trabalhando em estreita colaboração com todos os outros serviços, médicos e cirúrgicos, da Sophia Clínica, afirma esta entidade em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

Instalada em espaço próprio e reservado do complexo hospitalar na Rua da Sofia, a unidade de cuidados paliativos tem capacidade para receber 12 doentes referenciados seja por médicos que identifiquem tal necessidade seja pelos próprios doentes ou suas famílias.

O internamento processa-se em quartos individuais e duplos, dotados de casa de banho privativa e equipados com TV e rede WIFI.

PUBLICIDADE

publicidade

A Fundação Sophia,  salienta que “na fidelidade ao seu passado de instituição comprometida com a promoção social e a prestação de cuidados de saúde baseada num modelo de intervenção integrado e articulado entre os respectivos equipamentos sociais e a sua unidade hospitalar, desenvolverá no âmbito da unidade de cuidados paliativos, a muito curto prazo, os projectos de hospital de dia e de apoio domiciliário que permitirão proporcionar aos doentes cuidados de saúde e de apoio psicossocial, tal como os de higiene e conforto pessoal, alimentação e de animação sociocultural, sem abandono do ambiente familiar”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE