Sondagem SIC dá vitória a Manuel Machado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-09-2017

Sondagem realizada pela Eurosondagem para a SIC/Expresso coloca Manuel Machado a vencer as eleições para a Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

Eis os resultados divulgados pela estação de Pinto Balsemão: PS – Manuel Machado: 33,1% – 4 vereadores, PSD/CDS/PPM/MPT – Jaime Ramos: 26,7% – 3 vereadores, SC – José Manuel Silva: 15,2% – 2 vereadores, CpC – Jorge Gouveia Monteiro: 9% 1 vereador e PCP/PEV- Francisco Queirós: 8,3% – 1 vereador.

A sondagem divulgada pelo Jornal da Noite da SIC coloca o socialista Manuel Machado em 1º lugar, de novo sem maioria absoluta, com o PS a perder um vereador. Passa de 5 para 4.

PUBLICIDADE

publicidade

A fazer fé na sondagem, Jaime Ramos não consegue destronar Manuel Machado e a coligação PSD/CDS/PPM/MPT perde um vereador em relação a 2013, passando de 4 para 3. Recordamos que nas últimas eleições o CDS não era aliado do PSD.

Segundo a Eurosondagem, Somos Coimbra de José Manuel Silva, elegendo 2 vereadores, será a grande surpresa das eleições de 1 de outubro. Elege 2 vereadores. Fica como a terceira força na CMC.

PUBLICIDADE

CpC e CDU continuam com um vereador cada, mas o ex-comunista Gouveia Monteiro surge à frente do seu antigo camarada do PCP.

Sendo assim, o próximo executivo municipal seria composto pelos seguintes 11 eleitos: PS – Manuel Machado, Carlos Cidade, Regina Bento e Jorge Alves. PSD/CDS/PPM/MPT – Jaime Ramos, Madalena Abreu e Paulo Leitão (com a hipotética saída do eventual derrotado Jaime Ramos, entraria Luís Providência), Somos Coimbra – José Manuel Silva e Ana Silva, Cidadãos por Coimbra – Jorge Gouveia Monteiro, CDU – Francisco Queirós.

Caso este cenário se mantenha até à hora da divulgação dos resultados do acto eleitoral de 1 de outubro, podemos estar perante uma “geringonça à moda de Coimbra”. Falta saber se mais à esquerda ou mais à direita.

A sondagem foi realizada nos dias 12 e 13 de setembro, depois de Manuel Machado ter dito que queria um aeroporto internacional em Coimbra.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (‘Somos Coimbra’) e Vítor Marques (PAN).

coimbra câmara

Em 2013, o PS elegeu 5 vereadores, o PSD/PPM/MPT 4, o PCP/PEV 1 e o CPC 1. 

Em 2017, se a sondagem estiver certa, o PS elegerá 4, o PSD/CDS/PPM/MPT 3, o SC 2, o CpC 1 e a CDU 1.

Segundo estes estudo, este ano, o PS, Mais Coimbra e CDU perdem votos para os “independentes” Somos Coimbra e Cidadãos por Coimbra.

Recordamos que o estudo da Eurosondagem para as eleições de 2103 não esteve longe da verdade.

Acertou na vitória de Manuel Machado quando deu 34,88% ao PS. Os socialistas chegaram aos 35,51%.

A previsão para o PSD/PPP/MPT andou longe do resultado obtido. A sondagem indicava 34.1%. O então presidente Barbosa de Melo não passou dos 29,73%

A sondagem dava 12,5% à CDU. Francisco Queirós chegou aos 11,11%. O  CPC obteve 9,27%. Na sondagem não passava dos 8,5%.

No Expresso pode ler: Sondagem em Coimbra: Manuel Machado ganha mas com menos um vereador. A SIC informa: Sondagem prevê vitória de Manuel Machado em Coimbra.

Ficha técnica inserida no site do EXPRESSO: 

Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2017. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente no Concelho de Coimbra, e habitando em lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 833 tentativas de entrevistas e, destas, 116 (13,9%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião. Foram validadas 717 entrevistas. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino – 51,5%; Masculino – 48,5%), e no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 30 anos – 18,5%; dos 31 aos 59 – 50,5%; com 60 anos ou mais – 31,0%). O erro máximo da Amostra é de 3,65%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE