Sonae Indústria com duas fábricas afetadas em Oliveira do Hospital e Mangualde

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-10-2017

 A Sonae Indústria informou hoje que as fábricas de Oliveira do Hospital e Mangualde, propriedade da participada Sonae Arauco, foram atingidas pelos incêndios que afetam a zona centro de Portugal, encontrando-se encerradas.

PUBLICIDADE

A Sonae Arauco é uma empresa detida em 50% pela Sonae Indústria.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Indústria refere que “a atividade das referidas fábricas encontra-se encerrada”, desconhecendo ainda a extensão dos danos causados pelos fogos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Uma concreta avaliação da situação e extensão dos danos será efetuada logo que seja possível o acesso sem restrições à totalidade das instalações”, acrescenta na comunicação ao mercado.

Mas, ressalva, “de acordo com a informação atualmente existente, os danos estarão confinados aos parques de madeira e zonas limítrofes”.

PUBLICIDADE

Em termos económicos, prossegue, “o impacto ainda não é conhecido, mas a sociedade proprietária daquelas fábricas tem seguro de perdas patrimoniais e de lucros cessantes”.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 31 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE