Cidade

Somos Coimbra propõe isenção e alívio de rendas e taxas municipais até ao fim de 2021

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-02-2021

Na reunião da Câmara Municipal da próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, o Partido Socialista vai propor mais uma vez a renovação da isenção do pagamento de diversas rendas municipais por três meses, até ao final de março deste ano, dada a situação de grande dificuldade que a pandemia provoca nos agentes económicos afetados, lembra o movimento Somos Coimbra em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

O “Somos Coimbra propõe que a isenção seja desde já estendida até ao final do ano, à semelhança do que fez a Câmara da Mealhada, por exemplo, em vez de se andar em repetidas prorrogações de três meses. Desta forma maximiza-se a ajuda dada, pois estes agentes poderão planear muito melhor a sua sobrevivência, algo que não podem fazer da mesma forma se estiverem sempre perante a incerteza de saber até quando a isenção é concedida”.

PUBLICIDADE

O movimento liderado por José Manuel Silva acrescenta que “desde abril do ano passado que o Somos Coimbra defende a isenção e o alívio de taxas municipais específicas se mantenha até ao fim de 2021, pois os três meses propostos consecutivamente pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) não têm sido suficientes para compensar minimamente as graves perdas da economia local, como bem se prova pela repetição da proposta. Infelizmente, como já aconteceu tanta vez, o Partido Socialista, que parece ter poucos conhecimentos de economia, fecha os ouvidos às propostas do Somos Coimbra, mesmo depois de várias insistências, para acabar por fazer quase como proposto por nós, embora mais tardiamente e com perda de eficácia, como é o caso”. 

Os dados disponíveis neste momento mostram bem que é ridículo pensar que a  economia local vá conseguir recuperar as perdas até ao final de março. Veja-se também o exemplo da Câmara Municipal do Porto, liderada por um movimento independente, que, logo em novembro de 2020, prontamente aprovou por unanimidade a isenção total da cobrança de taxas municipais aos estabelecimentos e agentes do tecido económico, comercial e empresarial da cidade, até dezembro de 2021, conclui o movimento representado por dois vereadores na autarquia,

PUBLICIDADE

publicidade

O Somos Coimbra diz que “interpreta estas prorrogações sucessivas como uma medida eleitoralista, pensada para que a coligação PS-PCP apareça mais vezes a anunciar a mesma concessão de benefícios. O eleitoralismo populista da coligação PS-PCP não deve estar à frente do interesse dos munícipes nem do estímulo à economia local, pelo que o Somos Coimbra considera fundamental que a CMC se comprometa, de uma vez, com a isenção das mesmas até ao final deste ano”. 

O Somos Coimbra frisa que se compromete a continuar a apoiar e a estimular a economia local em 2022 e anos seguintes, pois não tem dúvidas que assim vai ser necessário.

Recordamos que o executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, duas propostas de prorrogação das medidas municipais extraordinárias de apoio à economia local, relativas ao pagamento de rendas devidas pelos estabelecimentos comerciais instalados em edifícios/espaços municipais que se encontrem arrendados e/ou concessionados, desta vez referente ao período entre janeiro e março de 2021.

A autarquia abdica, assim, de mais de 70 mil euros relativos às rendas entre janeiro e março do corrente ano, de forma a apoiar os comerciantes que têm sido bastante afetados pela evolução da pandemia COVID-19 e se encontram, mais uma vez, condicionados nas suas atividades comerciais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE