Cidade

Somos Coimbra diz que PS leva à reunião da Câmara Orçamento reprovado pela Assembleia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-01-2020

O Executivo socialista vai levar à próxima reunião da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), agendada para a próxima segunda-feira, uma versão das Grandes Opções do Plano (GOP’s) e do Orçamento para 2020 que é igual em substância e valores à recentemente chumbada na Assembleia Municipal, anunciou hoje o Somos Coimbra em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE


O Movimento Somos Coimbra informa “que não recebeu nenhum contacto negocial por parte do Partido Socialista (PS) e considera que a apresentação da mesma versão dos documentos representa uma afronta à democracia, uma vontade não democrática de impor a opinião da minoria e uma falta de respeito pela maioria dos munícipes de Coimbra, cujos representantes
entenderam e justificaram, fundamentadamente, reprovar a falta de estratégia de desenvolvimento e de diálogo do PS, que com esta obstinação presta um mau serviço a Coimbra”.


O Somos Coimbra lamenta que a tática usada pelo Executivo socialista de Coimbra seja exatamente a oposta à que se assiste a nível nacional para que o Orçamento do Estado para 2020 possa ser aprovado.

PUBLICIDADE

publicidade

Por exemplo, hoje foi notícia que, após a reunião de ontem entre
António Costa e Catarina Martins, onde foram acordadas diversas alterações à proposta do Governo de Orçamento de Estado para 2020, o Bloco de Esquerda anunciou que vai abster-se na votação do Orçamento na generalidade, permitindo a sua viabilização.


Nesse sentido, o Movimento Somos Coimbra considera que após o chumbo do Orçamento na Assembleia Municipal por parte de todas as forças políticas da oposição, seria de esperar por parte do PS mais diálogo com os outros partidos e movimentos representados no município.

PUBLICIDADE


Os problemas de Coimbra não se resolvem com vitimização simplista nem com dramatizações teatrais e extremistas, mas sim com diálogo construtivo, acrescenta o Somos Coimbra.

O movimento de José Manuel Silva recorda “que noutros concelhos do país o PS também chumbou orçamentos e certamente não é por essa razão que pode ser qualificado como força de bloqueio”.


Somos Coimbra frisa que “agora, como se pode esperar um desfecho diferente perante documentos iguais? Votaremos da mesma forma. Se, debatendo-se o mesmo documento, alguém alterar a sua votação, terá de explicar aos cidadãos, com muito detalhe, as razões pelas quais o fez”

O Movimento Somos Coimbra afiança que encarregar-se-á de garantir que essa questão não passará em branco.


Somos Coimbra entende que “em democracia quem não tem maioria deve procurar o diálogo e a concertação. Mesmo tendo maioria, é saudável que o faça”.

O movimento “manifesta a sua disponibilidade para trabalhar numa proposta que sirva Coimbra, estando aberto ao diálogo,
assim o PS o pretenda”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE