Cidade

Somos Coimbra desafia PS a investir e a criar nova maternidade no Hospital dos Covões

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-11-2020

O movimento Somos Coimbra (SC) desafiou hoje o PS a investir num hospital central polivalente nos Covões e a construir nesse local a nova maternidade da cidade, como defende o executivo municipal.

PUBLICIDADE

“Há sete anos que o PS trava a construção da maternidade nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), sem fazer avançar qualquer solução alternativa”, disse o vereador José Manuel Silva, na reunião de Câmara de hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca do SC acusou os socialistas de não se entenderem, devido ao facto do PS de Coimbra defender a nova maternidade junto ao Hospital dos Covões e a ministra da Saúde ter anunciado a sua construção no perímetro dos HUC, e exortou a que “decidam e façam”.

José Manuel Silva disse que para a construção de um novo hospital central nos Covões serão necessárias “centenas de milhões de euros” e questionou se o executivo liderado por Manuel Machado (PS) é “capaz de trazer esse investimento para Coimbra”.

PUBLICIDADE

“Nós apoiamos total e entusiasticamente! Só assim será possível fazer a nova maternidade na Quinta dos Vales (Covões)”, frisou o antigo bastonário da Ordem dos Médicos, que exige para Coimbra um serviço de obstetrícia e neonatalogia “que ombreie com os respetivos serviços do Hospital de S. João e do Hospital de Santa Maria”.

O vereador José Manuel Silva recusa-se a admitir “que os casos mais complexos e exigentes tenham de ser transferidos para o Porto ou para Lisboa”.

“Não podemos eternizar Coimbra no passado que já passou e que não tem comparação com o presente e o futuro”, sublinhou o médico, alertando para as vidas humanas em risco face ao “colapso eminente” nas duas maternidades da cidade (Daniel de Matos e Bissaya Barreto).

Por outro lado, o autarca refere que o Plano Diretor Municipal (PDM) de Coimbra não impede a construção da nova maternidade no perímetro dos HUC, “ao contrário do que já foi erradamente dito”.

Na resposta, o vice-presidente da autarquia, Carlos Cidade, disse que a Câmara aguarda o estudo sobre a construção da nova maternidade junto ao Hospital dos Covões, conforme prometido pela ministra da Saúde, Marta Temido.

“A última posição que conheço da ministra da Saúde é que é necessário reunir consenso técnico e condigno de uma nova maternidade, havendo o compromisso de um estudo da integração da maternidade no Hospital dos Covões. Aguardemos esse estudo”, sublinhou.

“O nosso compromisso eleitoral é de construir a nova maternidade nos Covões e ninguém conte connosco para trair os eleitores de Coimbra”, acrescentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE