Cidade

Somos Coimbra denuncia falta de “projeto de gestão” para Capital Europeia da Cultura 2027

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-11-2020

O vereador independente do Somos Coimbra questionou hoje a maioria no executivo da Câmara Municipal acerca da estratégia de gestão e financiamento da futura candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 perante o relatório do segundo ano de atividade do Grupo de Trabalho.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva demonstrou “preocupação com as conclusões do relatório” e disse que, sobre os projetos a desenvolver, o documento “quase nada nos diz para além de protestos genéricos de excelentes intenções”.

PUBLICIDADE

As “preocupações agudizam-se no ponto referente aos compromissos anunciados em 2019 e ainda não resolvidos” afirmou o vereador do Somos Coimbra e destacou três pontos a resolver pela Câmara. Considerou “essenciais e de transcendente importância” a criação de um modelo de financiamento e de gestão que garanta ao Grupo de Trabalho mais autonomia e capacitação financeira, a constituição de novas parcerias e reforço da internacionalização  e o  envolvimento da Comunidade Intermunicipal.

“A ausência de conhecimento e dificuldades de procura de participação dos cidadãos” foi outro aspeto mencionado pelo vereador independente reportando-se às conclusões de um estudo noticiado na semana passada e o fato de não ser referida no documento “nenhuma estratégia para abordar esta questão e resolver estas dificuldades.”

PUBLICIDADE

publicidade

A vereadora da Cultura disse que o relatório não revela propositadamente os grandes projetos para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura uma vez que seriam tornados públicos também perante as restantes cidades que igualmente preparam candidaturas e são concorrentes de Coimbra.

Carina Gomes disse ainda, e também em resposta também ao PSD, que existem “muitas ideias e muitos projetos para decidir”  que não vão divulgar e que, embora participem nas reuniões “têm plena consciência de que estamos a falar com as cidades concorrentes”.

A responsável pela pasta municipal da Cultura disse que o vereador do Somos Coimbra “é um grande detrator da cidade, um especialista em lugares comuns e [para quem ] em Coimbra tudo é mau. Não disse nada que se aproveite para a candidatura” – concluiu.

O presidente da Câmara, que na altura retomou a direção da reunião, saiu em defesa da sua vereadora e elogiou o grupo de trabalho tecendo um “reconhecimento a Carina Gomes pelo trabalho que tem desenvolvido.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE