Coimbra

Sofia, Meu Amor! espera por si no Tribunal da Relação de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-06-2018

Quem está com muita curiosidade para saber o que vai ser o espectáculo Sofia, Meu Amor!,  pode no domingo à tarde, a partir das 16:00, passar pelo Salão Nobre do Tribunal da Relação de Coimbra, onde poderá ter um primeiro contacto com o evento.

PUBLICIDADE

O espectáculo Sofia, meu Amor!, integrado nas Jornadas do Património e na iniciativa Sons da Cidade, que celebra a inscrição da “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” na Lista do Património Mundial da UNESCO, a rede Artéria apresenta-se no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Coimbra, no dia 24 de junho, domingo, pelas 16:00.

PUBLICIDADE

Cláudia Pato de Carvalho, em representação da coordenação académica do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e João Santos, pel’O Teatrão, vão falar deste novo projeto que tem como parceiros cobeneficiários os municípios de Coimbra, Figueira da Foz, Viseu, Guarda, Belmonte, Fundão, Tábua e Ourém.

A apresentação em Coimbra do espetáculo Sofia, meu Amor!, nos dias 30 de junho e 1 de julho, tem associada um conjunto de atividades que antecipam e prolongam aquela que é a primeira criação da Rede Artéria.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de um programa de mediação que tanto contextualiza o projeto, através de ensaios abertos e conversas, como o prolonga com a realização de um encontro de fotógrafos, organizado em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a Secção de Fotografia da AAC e a FNAC.

Promove iniciativas em que serão abordados transeuntes da Rua e aí leva crianças e jovens a ouvir histórias que irão depois partilhar em palco.

Desde o dia 18 de junho, e até à véspera da estreia, quem passa (e quem está) na Rua da Sofia é surpreendido, pelas 17 horas, com a poesia dita por alunos do 1.º ano da Licenciatura em Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra.

“Fisga na mão, bola no pé e ranho no nariz” é o nome de um dos quadros do espetáculo, para o qual a obra “Por Portas Travessas”, de Carlos Pinto dos Santos (Toni), foi fundamental.

Entre 21 e 23 de junho,  pelas 16 horas, no Centro de Artes Visuais, no Pátio da Inquisição, são lidas as peripécias e tropelias que o autor revelou.

A companhia Teatrão, que coordena a rede Artéria, centrou o programa deste verão de “Se esta Rua fosse minha”, a decorrer entre 25 e 29 de junho, das 8h às 19h, na Rua da Sofia.

As visitas matinais, a vários colégios da Sofia, serão orientadas por responsáveis científicos ou estudantes do ensino superior das áreas da História da Arte ou Arquitetura.

Serão destacados aspetos da sua construção, da sua função inicial e adaptações posteriores e do seu quotidiano atual. mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas diretamente através de reservas@oteatrao.com.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE