Vamos

Sofia Escobar canta nos 20 anos da Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 semana atrás em 02-10-2026

A cantora Sofia Escobar é o destaque da 20.ª edição da Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, que decorre em 31 de outubro e 01 de novembro, anunciou o município.

PUBLICIDADE

Para assinalar duas décadas do evento dedicado a valorizar “os saberes e sabores mais autênticos e ancestrais” da tradição doceira local, a Câmara de Figueiró dos Vinhos preparou um programa que ainda reflete o impacto da tempestade Kristin no território.

PUBLICIDADE

Por isso, sem condições de segurança no Convento de Nossa Senhora do Carmo, que habitualmente recebe a feira, a organização foi transferida para a praça do município, no centro da vila.

Para celebrar a 20.ª edição, que Figueiró dos Vinhos quer que seja “um momento verdadeiramente memorável”, há um conjunto de iniciativas de índole cultural e recreativa que acompanham a habitual oferta de doces e licores conventuais de várias regiões do país.

O concerto da soprano Sofia Escobar está agendado para a noite de 31 de outubro, na Igreja Matriz.

“Reconhecida internacionalmente como uma das vozes mais brilhantes e aclamadas de Portugal”, lembrou o município em comunicado, Sofia Escobar leva a Figueiró dos Vinhos “uma noite de excecional beleza e requinte artístico”.

O primeiro dia da Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos contempla ainda a experiência “Comita que toca”, pela companhia Persil Noir e a oficina “Broinhas dos Santos”.

Em 01 de novembro, a Oficina de Teatro de Condeixa mostra o humor de “A Tentação da Freira: um showcooking conventual… muito pouco convencional!” e há concerto do Coro da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos.

Neste que será “um tributo vivo à identidade e ao património doceiro da vila”, a feira será ainda animada pela figuração “Freiras e Frades Figueiroenses”, que recria de forma lúdica o ambiente e os costumes conventuais de outros tempos.

A tradição doceira do concelho nasceu nos conventos de Nossa Senhora da Consolação e Nossa Senhora do Carmo, de onde se destaca o pão-de-ló de Figueiró dos Vinhos e as castanhas doces, de acordo com a página na internet da Câmara.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE