Mundo

Socorristas resgatam mineiro morto em acidente em mina na Polónia

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 24-04-2022

 Os socorristas encontraram um mineiro que morreu na sequência de um acidente na mina de carvão de Zofiowka, no sul da Polónia, anunciou hoje empresa mineira JSW, adiantando que nove ainda continuam desaparecidos.

PUBLICIDADE

“O mineiro foi transportado para a base de primeiros socorros, onde um médico declarou o óbito”, adianta em comunicado a Jastrzebska Spolka Weglowa (JSW).

A empresa adianta que este foi o primeiro dos quatro mineiros localizados no sábado, mas com os quais não foi possível estabelecer qualquer contacto.

PUBLICIDADE

publicidade

“Outras equipas de resgate continuam a restabelecer a ventilação das galerias para transportar os outros mineiros encontrados, bem como para chegar a outros seis funcionários”, refere a empresa, que também é proprietária da mina de Pniowek, onde cinco pessoas morreram e sete desapareceram na sequência de uma explosão na quarta-feira.

A explosão ocorreu a uma profundidade de 900 metros às 03:40 locais de sábado (02:40 em Portugal) e foi acompanhada por uma grande fuga de metano, sendo o segundo acidente em quatro dias na Polónia.

PUBLICIDADE

Dos 52 mineiros que se encontravam nas proximidades do local onde ocorreu o acidente, 42 conseguiram regressar à superfície ilesos.

Para encontrar os 10 mineiros desaparecidos, foram formadas 12 equipas de socorristas, refere a agência de notícias francesa AFP.

A Polónia, que ainda depende do carvão para cerca de 70% da sua energia, sofreu outros acidentes mineiros nos últimos anos.

Em março de 2021, dois mineiros morreram e outros dois ficaram feridos num acidente na mina de Myslowice-Wesola, no sul do país.

Em 2021, o setor mineiro empregava quase 80.000 pessoas na Polónia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE