Economia

Sociedade toma conta da ARCA

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-08-2014

|INVESTIGAÇÃO NDC|

PUBLICIDADE

Sem Título

Notícias de Coimbra descobriu que foi criada uma nova entidade para “tutelar” a ARCA,  com sede no campus universitário onde estão instaladas a Escola Universitárias das Artes de Coimbra, a Escola de Artes de Coimbra e  a Escola Universitária Vasco da Gama.

PUBLICIDADE

A empresa chama-se Dialéctica Pura. É uma sociedade por quotas.  Tem como sócios Fernando Crespo (75%) e  a ARCA (25%). O capital social  é de 5 000  Euros. A gerência cabe a Fernando Crespo e João Reis.

O objecto social da nova empresa é vasto e permite fazer quase tudo, pois vai assegurar “Apoio, promoção e desenvolvimento do projecto científico, cultural, pedagógico, artístico, tecnológico e profissionalizante do Campus Universitário da A.R.C.A – Associação Recreativa de Coimbra Artística, designadamente:a) Afectar-lhe as instalações e o equipamento adequados, bem como os necessários recursos humanos e financeiros, recorrendo à aquisição, alienação, construção, locação de instalações, equipamentos, materiais, produtos e prestações de serviços;b) Promover a criação de laboratórios de investigação e de produção científica e artística em parceria com a ARCA e outras instituições pertinentes para o efeito;c) Propor através dessas instituições a criação e a implementação de novos ciclos de estudos que visem conferir graus académicos e competências profissionais;d) Promover a criação de acordos com instituições de ensino superior e de investigação nacionais e internacionais de forma a fomentar o intercâmbio de alunos, professores e investigadores;e) Promover a captação de alunos nacionais e internacionais junto de todos os países, em especial nos da CPLP e do Norte de África assegurando a logística inerente à permanência e deslocação desses alunos.

PUBLICIDADE

publicidade

O NDC tentou saber mais pormenores sobre este negócio junto dos gerentes da sociedade. Fernando Crespo disse que ainda é cedo para falar no assunto, João Reis não respondeu às nossas questões:

1 – O que levou à constituição da empresa?
2 – Porque é que a ARCA detém uma posição minoritária?
3 – Qual o papel do sócio maioritário e o que motivou a sua escolha?
4 – Pelo que pode ler no objecto social a empresa vai controlar todas as actividades da ARCA. Pode pormenorizar o que está plasmado no referido objecto social da Dialética Pura?
5 – Sendo conhecido que a EUVG pretendia adquirir uma posição na universalidade da ARCA, em que estado se encontra esse negócio?
6 – Existe ou vai exsitir alguma relação contratual entre a Escola Universitária Vasco da Gama / Associação Cognitária São Jorge do Milreu e  a Dialética Pura?
7- As EUAC e a EAC e as respectivas actividades vão ser integradas na nova empresa?

Em actualização

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE