Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

SMTUC vão comprar 10 autocarros elétricos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-01-2017

 

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) para aquisição de 10 autocarros elétricos e respetivos sistemas de carregamento.

smtuc

PUBLICIDADE

publicidade

A proposta surge da oportunidade recentemente criada com o aviso para a apresentação de candidaturas ao PO SEUR para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental. O aviso possibilita uma candidatura promovida pelos SMTUC que, nesse sentido, apresentaram uma proposta ao seu CA, aprovada por unanimidade, que será agora discutida em reunião do executivo.

O projeto foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho de Administração (CA) dos SMTUC. Tem um custo total estimado de 4.370.000 euros (+IVA); dos quais 2.218.500 euros comparticipados por fundos comunitários e 2.151.500 euros financiados pela CMC.

PUBLICIDADE

A candidatura prevê a aquisição de oito autocarros elétricos de 12 metros e dois miniautocarros elétricos de seis metros. Já nas instalações dos SMTUC, situadas na Guarda Inglesa, será colocada uma rede de carregamento de autocarros standard com oito carregadores e de miniautocarros com dois carregadores, para carregamento completo noturno, rede essa que implica a aquisição de um novo posto de transformação elétrica. Será ainda contratada assistência técnica específica para o projeto e monitorização dos resultados. O prazo para a execução das operações é de três anos.

Trata-se de um investimento total estimado de 4.370.000 euros (+IVA), dos quais 2.218.500 euros poderão ser comparticipados por fundos comunitários e 2.151.500 euros terão de ser financiados pela autarquia. Uma vez que, conforme se pode ler na proposta, “os SMTUC não têm capacidade de autofinanciamento para fazer face a estes investimentos, é necessário que o Município de Coimbra garanta o diferencial do financiamento que não é cofinanciado e que, no caso em apreço, ascende a 2.151.500 euros”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com