Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

SMTUC contratam 16 motoristas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-01-2020

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, acompanhado pelos membros do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Jorge Alves, Regina Bento e Francisco Queirós, assinou esta manhã 16 contratos para a entrada ao serviço de outros tantos assistentes operacionais com a função de motorista para os SMTUC.

PUBLICIDADE

No ato, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, Manuel Machado apelou ao contributo de todos para o “serviço que é prestado aos nossos concidadãos”, reafirmando que o “salário [dos motoristas] não é o ideal”, mas que se tem procurado que a Assembleia da República reveja a carreira.

Com o finalizar deste procedimento, a Câmara Municipal de Coimbra admitiu, desde 2018, 34 novos trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros. Os 16 novos motoristas que hoje iniciam funções ouviram o presidente da CMC, Manuel Machado, destacar a grande responsabilidade e dignidade inerente à função que vão desempenhar, apelando a que ajudem a contribuir para um bom serviço público municipal de transportes, que é de “alto valor social”. O presidente da autarquia aproveitou para recordar que os SMTUC têm um passe social com o custo de um euro/mês dirigido à população desempregada, para ajudar na procura de emprego, entre outros títulos bonificados para a população idosa, reformados, aposentados ou estudantes, que são suportados pelo cofre municipal, com verbas provenientes das taxas e impostos que a Câmara Municipal administra. “Alguns dizem que é muito dinheiro. São nove milhões de euros por ano [o custo social dos transportes é suportado integralmente pela CMC], é de facto bastante dinheiro. Mas nós fazemo-lo deliberadamente, por entendermos que o serviço de transportes é uma missão que nos honra fazer a benefício dos nossos cidadãos”, destacou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca reafirmou ainda que o salário dos motoristas “não é o ideal”, salientando que a autarquia tem “procurado que a Assembleia da República reveja algumas carreiras da função pública, designadamente a dos motoristas de transportes públicos, porque são missões de alta responsabilidade”.

Estes 16 novos trabalhadores são, sobretudo, oriundos de três setores de atividade, sendo que 10 vêm de empresas privadas de transportes coletivos de passageiros; dois de empresas privadas de transportes pesados de mercadorias; e quatro de empresas privadas de outros setores de atividade. Recorde-se que, ainda no ano de 2018, foi realizado um outro procedimento concursal através do qual foram admitidos 18 assistentes operacionais para a função de motorista, sendo metade oriundos de empresas privadas de transportes coletivos de passageiros.

PUBLICIDADE

Recorde-se que a CMC está a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes, que vão desde a expansão da rede, à contratação de motoristas e à aquisição de veículos. A 4 de dezembro de 2019 entraram em funcionamento cinco novas linhas que a autarquia preparou para expandir a rede dos SMTUC, que chegam agora a várias localidades do concelho, aproveitando o prazo legal de cessação das concessões privadas.

Ao todo são mais de 140 horários e cerca de 2000 quilómetros, que abrangem as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego. Este reforço do serviço municipal de transportes vai permitir um aumento significativo da oferta a nível de horários e os habitantes destas zonas passam a poder usufruir dos passes sociais e tarifários praticados nos SMTUC. Em curso continuam trabalhos para fazer chegar em breve novas linhas a outras localidades do concelho, sendo exemplo disso o facto de hoje mesmo (6 de janeiro) ter entrado em vigor o prolongamento da Linha n.º 44 até Rio de Galinhas e Monforte. Tendo em conta a expansão da rede, foram adquiridas oito autocarros usados e uma viatura nova de transporte especial para reforço da frota.

Em simultâneo, a CMC já procedeu à abertura de um concurso público para a aquisição de 14 novos autocarros 100% elétricos para renovação da frota dos SMTUC, com um preço base de 4,7 milhões de euros. Recorde-se ainda que a CMC adquiriu recentemente 10 novos autocarros 100% elétricos, que foram apresentados no passado dia 20 de junho, pelo que já estão a percorrer as ruas da cidade há cerca de seis meses.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com