Cidade

SMTUC compram 5 autocarros made in Cernache do Bonjardim

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-04-2017

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, assinou hoje o contrato de fornecimento de cinco autocarros novos de passageiros destinados a reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

smtuc

O contrato, no valor de 999.621 euros (c/IVA), necessita agora de visto do Tribunal de Contas. Quando o visto for emitido, o fornecedor, a empresa Carbus, Veículos e Equipamentos Lda, com sede em Cernache do Bomjardim, no concelho da Sertã, dispõe de um prazo de 60 dias para entregar as viaturas.

PUBLICIDADE

publicidade

Os veículos, adquiridos através de concurso público, são da marca Temsa – semelhantes a outras cinco novas unidades que entraram ao serviço no passado mês de setembro – e têm uma lotação de 102 lugares. 

Nos últimos três anos, o esforço de renovação da frota dos SMTUC traduziu-se num acréscimo de 30 veículos, a que corresponde um investimento camarário na ordem dos 3,3 milhões de euros. Além dos cinco autocarros novos cujo contrato foi hoje assinado, a lista inclui 10 autocarros usados,  5 autocarros novos, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, 3 miniautocarros e mais 4 miniautocarros (em fase de adjudicação).

PUBLICIDADE

A autarquia relembra que a renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se prioritária, uma vez que a frota apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70 mil km anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE