Coimbra

SMTUC alugam seis autocarros por 150 mil euros

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-03-2023

Os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) investiram cerca de 150 mil euros no aluguer de seis autocarros seminovos à Guimabus, única empresa que concorreu ao concurso público lançado.

PUBLICIDADE

O contrato, de 06 de março, refere que a Guimabus irá fornecer seis autocarros ‘standard’ aos SMTUC durante o período de cinco meses, por 150 mil euros.

Aquela empresa nortenha integra o grupo privado Vale do Ave Transportes e começou a atividade após vencer a concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros de Guimarães, em 2021.

PUBLICIDADE

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, a Câmara de Coimbra esclareceu que os seis autocarros “são seminovos e ainda estão na garantia”.

Questionada sobre a possibilidade de renovação do aluguer, fonte oficial do município referiu que, “caso haja necessidade, deverá ser feito um novo procedimento”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Aguarda-se a chegada de novos autocarros, adquiridos pelos SMTUC, durante o presente ano, pelo que se entendeu que este período temporal seria o adequado, podendo haver, contudo, a necessidade de ser efetuada uma nova contratação”, acrescentou a Câmara de Coimbra.

Em declarações à Lusa, a câmara frisou que o recurso ao aluguer de autocarros é entendido como “uma medida de recurso”, esperando que, futuramente, “haja a possibilidade de recorrer a programas de financiamento para aquisição de novos autocarros”.

No início de fevereiro, a Câmara de Coimbra apresentou um “plano de salvação” para os SMTUC, que prevê a renovação da frota até 2030, num investimento total de 40 milhões de euros (ME).

Na altura, a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra Ana Bastos, que é também a presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, informou que este plano, a concretizar até 2030, tem três cenários possíveis, no entanto, optaram por apresentar publicamente o “mais realista e exequível”.

“Esta proposta prevê a aquisição de 15 novos autocarros por ano e a diminuição da taxa de imobilização na ordem dos 5%”, num custo total de 40 ME, revelou.

Na apresentação do plano, a autarca admitiu que estava também previsto, no imediato, o aluguer de cinco a dez autocarros ‘standard’ com dois a três anos.

Em janeiro, a Câmara Municipal de Coimbra divulgou uma análise técnica onde indicou que os SMTUC têm mais de um quarto dos autocarros da sua frota com 20 ou mais anos de idade.

A média de idades atual da frota é de cerca de 16 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE