Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Sistema de proteção contra incêndios vai ser testado numa aldeia de Arganil

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-07-2020

Um sistema de proteção contra incêndios rurais, desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra, vai ser testado na sexta-feira numa aldeia do concelho de Arganil, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

Uma equipa de especialistas da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica industrial (ADAI) e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, desenvolveu um sistema de proteção contra incêndios, que vai ser testado na sexta-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

A tecnologia, que foi desenvolvida no âmbito do projeto ‘FireProtect – Sistemas de Proteção de Pessoas e Elementos Críticos Expostos a Incêndios Florestais’, coordenado pelo catedrático Domingos Xavier Viegas, vai ser testada, às 11:00, na aldeia de Travessas, no concelho de Arganil (distrito de Coimbra), adianta a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Instalada em Travessas, com o apoio da Câmara Municipal de Arganil e da Junta de Freguesia de Celavisa, o sistema baseia-se numa “linha de aspersores de água que podem ser acionados numa situação de incêndio proveniente do exterior e que ameace a povoação”.

PUBLICIDADE

Essa linha de aspersores foi “repartida em quatro módulos de aspersão independentes distribuídos ao longo de aproximadamente 160 metros, cobrindo as zonas periféricas mais expostas” da aldeia, explicam, citados pela UC, os cientistas envolvidos no projeto.

O sistema em Travessas constitui um projeto-piloto que pretende demonstrar possibilidades de autoproteção das comunidades expostas ao risco de incêndio.

“Com uma população envelhecida e uma rede de acessos deficitários, Travessas poderá ver-se confrontada com uma situação em que o socorro por meios externos de proteção civil seja difícil ou mesmo impossível, como já sucedeu no passado”.

Assim, “é fundamental que esta povoação, tal como muitas outras, tenha sistemas de autoproteção como este, que funcionem de forma semiautónoma”, sustentam os investigadores da ADAI, destacando que “estes sistemas podem salvar vidas, preservar bens e facilitar sobremaneira as atividades dos meios de proteção civil”.

Mas, advertem, este tipo de sistemas “apenas apoia o combate ao incêndio, diminuindo a intensidade do fogo ou extinguindo parcialmente a frente de chamas”.

As áreas “cobertas pela linha de aspersores devem continuar a ser sujeitas a ações de gestão de combustíveis, tal como especificado na legislação em vigor”.

No entanto, “mesmo não eliminando o risco, estes sistemas aumentam de forma significativa a probabilidade das pessoas, casas e aldeias resistirem aos efeitos de um incêndio”, concluem.

O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional do Centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com