Desporto

Sindicato de Futebolistas Profissionais alerta para efeitos da sobrecarga competitiva na saúde dos jogadores

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 05-10-2021

O Sindicato Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) pediu hoje que a proteção da saúde dos jogadores seja questão prioritária na elaboração do calendário de competições, depois de um estudo ter revelado uma sobrecarga de jogos na última temporada.

PUBLICIDADE

De acordo com o estudo, alguns futebolistas passam entre 70% a 80% do período de competição com um ritmo de dois jogos por semana, e a carga competitiva dos jogadores internacionais aumentou de 61% para 67% na última época.

O cálculo baseia-se em futebolistas que depois de jogarem, pelo menos, 45 minutos numa partida, voltaram a jogar esse mesmo tempo em menos de cinco dias.

PUBLICIDADE

O estudo, elaborado pela KPMG, analisa dados de 40.000 jogos e tem uma amostra de 265 jogadores, de 44 ligas, e decorreu entre junho de 2018 e agosto de 2021.

O FIFPro alerta para os riscos da sobrecarga competitiva na saúde dos jogadores, bem como para os efeitos provocados por longas deslocações, em curtos períodos de tempo.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o estudo, que abrangeu o período em que as competições estiveram suspensas devido à pandemia de covid-19, alguns jogadores percorreram mais de 200.000 quilómetros, o que equivale a cinco voltas ao mundo, nas últimas três temporadas.

O sindicato recomenda que cada jogador tenha, pelo menos, 28 dias de férias fora do período competitivo, e 14 durante o mesmo, dando como exemplo um futebolista que teve uma média de menos de sete dias de descanso por época, nos últimos três anos.

O secretário-geral da FIFPro, Jonas Baer Hoffmann, considera essencial uma análise do relatório para defender a saúde e integridade física dos jogadores.

“Necessitamos de mecanismos para proteger os jogadores, que devem ser sempre tidos em conta quando se elaboram os calendários. É tempo de fazer da saúde e do rendimento dos jogadores uma prioridade”, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE