Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Sindicato da Guarda Prisonal inicia nova greve contra horário de trabalho

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-12-2017

 Os guardas prisionais iniciaram hoje uma nova greve, que se prolonga até quarta-feira, em seis cadeias do país, nas quais a Direção-Geral dos Serviços Prisionais pretende aplicar um novo horário de trabalho.

PUBLICIDADE

Os estabelecimentos prisionais onde vai decorrer a greve, e nos quais já decorreu outra paralisação entre os dias 24 a 27, são os de Lisboa, Porto, Paços de Ferreira, Coimbra, Castelo Branco e Funchal.

Nas restantes 37 cadeias e na PJ Lisboa e Porto, nos Serviços Centrais e no Centro de Estudos e Formação Penitenciária, a greve decorrerá nos dias 31 de dezembro e 01 e 02 de janeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Também o Sindicato Independente dos guardas prisionais vai realizar um período de protesto nos dias 01 e 02 de janeiro.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional do Corpo dos Guardas Prisionais (SNCGP), Jorge Alves, os serviços mínimos, nos quais está integrada a alimentação, medicação e transporte para hospitais e tribunais, estarão assegurados.

PUBLICIDADE

Na origem deste segundo período de greve está o novo regulamento do horário de trabalho, que entra em vigor já em janeiro, e a falta de cumprimento do estatuto profissional do corpo da guarda prisional, nomeadamente em relação às tabelas remuneratórias, avaliação de desempenho e não pagamento do subsídio de turno e trabalho noturno.

Dados do SNCGP sobre o primeiro período de greve indicavam que a adesão nos seis estabelecimentos prisionais rondou “os 80 a 90%”.

Antes dos primeiros dias de greve, o diretor-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, garantiu que os protestos não iriam impedir que os reclusos tenham direito a uma visita e a um telefonema para familiares no Fim de Ano, após uma decisão do Colégio Arbitral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com