Silva mostra o que Machado esconde

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-01-2018

 

PUBLICIDADE

O movimento Somos Coimbra (SC) disponibiliza no seu site oficial as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento 2018.

JOSÉ MANUEL SILVA

PUBLICIDADE

publicidade

Alegando que as últimas GOP publicadas no site da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) datam de 2011, não existindo informação sobre este assunto relativo ao anterior mandato, o SC publicou o documento no site (www.somoscoimbra.org).

“O que pretendemos é que os munícipes possam consultar e escrutinar as GOP e o Orçamento, para avaliar a sua qualidade e grau de cumprimento. É uma questão de transparência e democracia. Tal como as Câmaras do Porto e de Lisboa fazem, publicaremos sempre as GOP e o Orçamento. Entretanto, os munícipes de Coimbra podem ir ao site do Somos Coimbra para conhecerem as GOP e o Orçamento da Câmara, porque, lamentavelmente, a Câmara não publica um documento que é obrigatoriamente público” explica José Manuel Silva, líder do movimento SC.

PUBLICIDADE

“Para conhecerem as GOP e o Orçamento da Câmara, os munícipes têm de consultar o site do movimento independente SC; não podem fazê-lo no Portal da CMC porque o mesmo tem um vírus e, de qualquer forma, o documento não se encontra disponível” acrescenta ainda José Manuel Silva.

De realçar que, durante a passada semana, o SC votou contra as GOP e o Orçamento, de “forma reflectida e criteriosa. Os ditos documentos resultam numa particular ininteligibilidade da estratégia deste Executivo, facto que se estranha e repudia. Da sua análise não resulta qualquer estratégia para o município, conforme seria desejável à luz do bom senso de qualquer cidadão e à luz do espírito dos normativos legais que norteiam estas matérias. Foi-nos proposto um Orçamento pouco estruturado e pouco condizente com as Grandes Opções do Plano apresentadas e foram-nos apresentadas duas novas Grandes Opções do Plano sem financiamento definido. Esta notória e incompreensível falta de estratégia e de planeamento, a par da visível falta de transparência (diga-se, a propósito, que os maiores municípios do nosso país disponibilizam estes documentos nos seus websites para qualquer munícipe), motivaram o nosso voto contra”, conclui o líder do SC.

Recordamos que, desde que Manuel Machado regressou à liderança do município, a comunicação social deixou de ter acesso a este tipo de documentos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE