Crimes

SIBS esclarece sobre burla comunicada pela PJ

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-03-2019

No seguimento da comunicação, pela Polícia Judiciária, de uma detenção por burla informática e associação criminosa com recurso ao serviço MB WAY, a SIBS  entendeu prestar diversos esclarecimentos e recomendações.

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As burlas ou fraudes com serviços legítimos e fidedignos, como é o caso do serviço MB WAY, são fundamentalmente um problema de segurança pública, pelo que a SIBS mantém uma relação estreita com as autoridades com vista a ajudar a prevenir e/ ou identificar estas atividades.

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Os dados inerentes à ocorrência destes incidentes estão em segredo de justiça pelo que não podem ser revelados.  A SIBS investe continuamente em sistemas de monitorização e deteção de fraude, com vista a reduzir a ocorrência de situações criminosas. Os detalhes inerentes a estes métodos de prevenção são obviamente confidenciais, já que a sua divulgação compromete a respetiva segurança.

A SIBS disponibiliza serviços com a máxima segurança e que podem ser usados com toda a confiança, mas reitera a importância dos utilizadores se protegerem nomeadamente em situações que configurem uma atividade anormal ou irregular.

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Aproveitamos assim para relembrar algumas recomendações e regras fundamentais para que os utilizadores acedam aos serviços financeiros com a máxima segurança: 

Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do MULTIBANCO, quer seja através do homebanking.

Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco. 

Da mesma forma, nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco. 

Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via sms, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima. 

Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via sms. o Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente. 

A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida”.

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