Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Setor dos Transportes em Coimbra indignado com o aumento dos combustíveis (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-10-2021

Desde o início do ano, o gasóleo já subiu 38 vezes e desceu apenas oito. A gasolina já subiu 30 vezes desde janeiro e baixou apenas sete vezes.

PUBLICIDADE

Esta semana o gasóleo subiu mais de 3 cêntimos e a gasolina mais de 2 cêntimos.

Esta quarta-feira, a gasolina 98 atingiu o preço mais alto de sempre em Portugal, ultrapassando os 2 euros por litro, e Adélia Machado, que é taxista na cidade de Coimbra, fala em “paralisação total em Portugal”.

PUBLICIDADE

publicidade

A escalada de preços dos combustíveis está a provocar revolta e indignação nos consumidores, que se têm mostrado cada vez mais preocupados, como constatou esta manhã o NDC.

Augusto Freire é taxista na cidade dos estudantes e diz que “o serviço é pouco, quebrou muito com a pandemia” e ” estão a sentir na pele o aumento dos combustíveis”.

PUBLICIDADE

Manuel Marracho, também taxista em Coimbra, frisou, ao NDC, que o Governo poderia “baixar o imposto sobre produtos petrolíferos”.

Rui Pereira é camionista de produtos hortícolas, ouvido no IC2 em Condeixa-a-Nova, teme que com a subida dos preços dos combustíveis “muitas empresas não consigam resistir”, realçou, ainda ao NDC, que os produtos agrícolas podem ficar mais caros.

As redes socias são o espelho da revolta do aumento dos combustíveis, com dezenas de milhares de pessoas a criarem páginas, a usarem grupos e comentários para mostrarem o seu descontentamento.

Por exemplo, no Facebook foi criado um grupo chamado “Greve aos combustíveis”. Também a página Petição Pública soma vários pedidos de assinaturas, como a ação “contra os preços absurdos dos combustíveis” e uma outra pedindo a “redução do imposto sobre combustíveis e produtos petrolíferos – para a sua equivalência com Espanha”. Um outro pedido apela à “imediata discussão da redução dos impostos no preço dos combustíveis”.

Perante os desenvolvimentos que se têm verificado no setor energético, em concreto, quanto à escalada do preço dos combustíveis, a Direção Nacional da ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias reuniu ontem de urgência, para debater a atual situação que afeta de forma devastadora o setor. Da reunião ficou claro o profundo desagrado, de todo o setor, com o Governo, pode ler-se no comunicado de imprensa da ANTRAM.

“Foi decidido alterar o tema do Congresso anual, que se realizará nos próximos dias 29 e 30 de outubro, de forma a que o mesmo seja centrado na análise e discussão do aumento dos custos com os combustíveis, e desta forma, dar voz ao universo associativo e, em conjunto, definir as medidas necessárias para responder a esta crise e garantir que setor seja finalmente ouvido”, conclui a nota.

Veja o vídeo do Direto NDC com Adélia Machado, taxista em Coimbra:

Veja o vídeo do Direto NDC com o taxista Augusto Freire:

Veja o vídeo do Direto NDC com Manuel Marracho, taxista em Coimbra:

Veja o vídeo do Direto NDC com Rui Pereira que é camionista:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com