Coimbra

Serviço de Medicina Intensiva do CHUC comemora 60 anos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-01-2020

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderado por Paulo Martins, completa neste mês de janeiro, 60 anos de existência.  

PUBLICIDADE

No próximo dia 17 de janeiro, no auditório do CHUC, a partir das 16h, o SMI vai comemorar esta efeméride, lembrando não só o seu passado e o seu presente mas perspectivando, sobretudo, os desafios para o futuro da interface entre o hospital e os serviços de medicina intensiva na vertente da organização e de formação. 

“Foi o primeiro serviço de medicina intensiva a ser implementado no País e um dos primeiros da península ibérica. Foi pioneiro não só na implementação de técnicas como no desenvolvimento de modelos organizativos nos quais assentam hoje os modernos serviços de medicina intensiva, influenciando a evolução destes serviços tanto a nível nacional quanto internacional”, refere-nos Paulo Martins. 

PUBLICIDADE

 “O seu grau de diferenciação e multidisciplinaridade concorre também para que o hospital onde se insere seja centro de referência na sua região para múltiplas 

patologias, contribuindo, deste modo, para que o CHUC seja o Centro Hospitalar líder nacional no processo de doação de órgãos” prossegue Paulo Martins.  

PUBLICIDADE

publicidade

O Serviço de Medicina Intensiva do CHUC conta atualmente com 29 camas de nível III, possui nos seus quadros 21 médicos intensivistas  e 109 enfermeiros, internando um total de 700 doentes por ano com patologia médica, cirúrgica e traumatológica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE