Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Serviço de Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra celebra 20 anos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-03-2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra celebra 20 anos da criação do Serviço de Cuidados Paliativos, que Rui Silva, Diretor do Serviço Cuidados Paliativos, descreve como “o expoente da atenção ao cuidado personalizado” dos doentes oncológicos, sobretudo “quando se verifica um agravamento do prognóstico e passa a ter maior preponderância a prestação de cuidados para a melhoria da qualidade de vida”.

PUBLICIDADE

Inaugurado a 25 de maio de 2001 mas com início de atividade no dia 1 de março de 2001, este foi o primeiro serviço nacional construído de raiz com financiamento público, e a sua criação veio responder a uma carência identificada de apoio aos doentes com necessidades paliativas do IPO, esclarece Rui Silva.

“A equipa inicial (Dr. Óscar Vilão, Enfª Soledade Neves e Dra. Margarida Pires) trabalhou de modo a ser construída uma unidade moderna, acolhedora, com quartos individuais de internamento, com instalações sanitárias próprias, acesso à possibilidade de acompanhamento permanente de um elemento da família, condições para banho assistido e até banheira de hidromassagem. Nas condições para funcionamento da equipa interdisciplinar, foram criadas áreas de trabalho de espaço aberto, com gabinetes de trabalho adequados para todos os elementos. Mas também foram acautelados espaços para espera ou convívio com famílias, bem como uma área mais reservada para acompanhamento em momentos de crise e de luto”, conta o diretor do serviço em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

O Serviço de Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra tem dado apoio em internamento a cerca de 350 doentes por ano, 1000 consultas externas de cuidados paliativos anuais, assim como apoio telefónico diário aos doentes e respetivas famílias em acompanhamento. O apoio a doentes e famílias é acompanhado de uma equipa interdisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistente social, psicóloga, assistente espiritual, bem como de todos os recursos à disposição do IPO, como sejam fisioterapia, terapia da fala, nutrição, estomaterapia, entre muitos outros e igualmente importantes, afirma Rui Silva.

Acrescenta ainda que atualmente este serviço do IPO está a planear alargar o alcance do seu apoio através da articulação com outros níveis de cuidados, no sentido de chegar com equipas especializadas ao domicílio dos doentes, importante para os cenários após alta para dar maior segurança e apoio às famílias.

PUBLICIDADE

Rui Silva afirma que no Serviço de Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra continuarão “atentos à opinião e experiência dos doentes e famílias, de modo a poder aprender cada vez mais e fornecer o melhor nível de qualidade de cuidados possível”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com