Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHUC realiza pela primeira vez implantação percutânea de válvula pulmonar

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-12-2017

 

PUBLICIDADE

O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra realizou pela primeira vez, no passado dia 6 de dezembro, a implantação percutânea de válvulas pulmonares em 2 adolescentes portadores de cardiopatia congénita operada, evitando assim o recurso a uma reoperação.  Refira-se que até à data este procedimento tem sido realizado pela equipa de hemodinâmica, apenas em doentes adultos. 

Cardiologia-Pediatrica

PUBLICIDADE

publicidade

As intervenções foram  realizadas no Laboratório de Hemodinâmica do polo HUC-CHUC e contou com a colaboração de Luis Zunzunegui do Hospital Gregorio Marañon de Madrid, médico com uma vasta experiência nesta técnica  e com todo o pessoal técnico e de enfermagem deste Laboratório dedicado à Cardiologia Pediátrica, assim como, do Serviço de Anestesiologia do HP-CHUC.

“A correcção cirúrgica de algumas malformações cardíacas envolve a formação de um túnel (conduto) entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar. Este conduto habitualmente degenera com o tempo, perdendo a sua função necessitando de ser substituído e até agora, na Região Centro,  essa substituição só era possível através de um ato cirúrgico.  A implantação de um dispositivo (válvula pulmonar biológica)  por cateterismo cardíaco veio substituir a abordagem cirúrgica com claras vantagens para o utente. Trata-se de um procedimento menos agressivo, eficaz e com uma recuperação mais rápida”, como nos refere António Pires, director do Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHUC.

PUBLICIDADE

O tempo de internamento são 2 dias, tendo os doentes alta 24 horas após o procedimento, não existindo complicações.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE