Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

“Serpente” do Açude da Ribeira coloca Oliveira do Hospital nos “caminhos do futuro”

António Alves | 10 meses atrás em 22-05-2023

A zona de lazer do Açude da Ribeira, no lugar de Ervedal da Beira (Oliveira do Hospital), ganhou este domingo, 21 de maio, um novo ponto de atração turística. Trata-se de uma ponte com 300 metros de extensão com vista para a queda de água do rio Seia.

PUBLICIDADE

Esta estrutura, em forma de serpente, liga as duas margens do rio Seia e permite a todos os visitantes desfrutar do espelho de água e da paisagem caraterística deste local. Por outro lado, permite ligar com maior segurança os lugares de Ervedal da Beira e Lagares da Beira. É que, antes da sua construção, a passagem pedonal era feita pela parte superior do açude, a qual nos dias de maior caudal do rio tornava  completamente impossível a sua utilização.

A construção do passadiço, segundo o presidente da União das Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira Carlos Maia, não foi consensual na região e motivou mesmo fortes críticas nas redes sociais. Apesar disso, a obra avançou “com o bom gosto que vocês podem aqui ver”, sendo de acordo com o autarca um dos principais “locais turísticos de visita no concelho”.

PUBLICIDADE

publicidade

Do lado de Lagares da Beira, a presidente da junta Olga Bandeira elogiou a estrutura que permite admirar a paisagem natural da zona e que permite “aproximar mais as populações” dos dois lugares. “Sinto alguma inveja do açude estar no Ervedal e não em Lagares da Beira”, gracejou a autarca.

A infraestrutura foi idealizada durante o último mandato de José Carlos Alexandrino. O antigo líder da câmara e atual presidente da Assembleia Municipal aproveitou para agradecer à arquiteta Marta Falcão pelo projeto que permitiu a sua integração na paisagem natural e ao Visconde de Ervedal da Beira, Sebastião Dargent de Albuquerque, pela cedência dos terrenos que permitiram a construção da ponte/passadiço.

PUBLICIDADE

José Francisco Rolo, presidente da câmara de Oliveira do Hospital, salientou que este projeto permitiu valorizar uma zona “que estava abandonada”, tornando-a agora um dos principais produtos turísticos do concelho. “É já o lugar mais instagramável de Oliveira do Hospital”, afirmou. Para além da ponte, a intervenção no terreno permitiu criar três novos caminhos pedestres: Talegre (8,95 quilómetros), Espadanal (3,42 quilómetros) e Açude (2,83 quilómetros).

Terminado este projeto, que custou cerca de 450 mil euros e que permitiu ainda melhorar os acessos às margens do rio Seia e criar um ponto de estacionamento, a autarquia prepara-se para avançar com a 2.ª fase de intervenção naquela zona. A instalação de passadiços para ligar à estrada principal é uma das propostas que está a ser estudada.

Veja o local no dia da inauguração:

 

Veja a entrevista com o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com