Cidade

Serenata de Lua Cheia dedicada a Linhares Furtado

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-07-2019

Decorreu hoje no Pavilhão Centro de Portugal a conferência de imprensa que contou com a presença das entidades que se associaram às comemorações dos 5o anos do primeiro transplante realizado em Portugal.

PUBLICIDADE

A música é uma das artes que, sabendo nós ser uma  linguagem universal tem ainda o encanto e força de “juntar pessoas”. Foi isso, também, o que hoje aconteceu e que voltará a acontecer no próximo sábado, durante o Concerto Homenagem a Linhares Furtado.

PUBLICIDADE

publicidade

O espetáculo agendado para a noite de 20 de julho (21:00), no ‘Pateo’ das Escolas, na Universidade de Coimbra, conta com atuações da própria Orquestra do Centro e seus convidados, a soprano Elisabete Matos e o maestro Martin André.

A ‘Serenata lua cheia’, no ‘Pateo’ das Escolas, visa assinalar os 50 anos do primeiro transplante realizado em Portugal, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), em 20 de julho de 1969, e, sobretudo, homenagear o seu principal responsável, o cirurgião Alexandre Linhares Furtado.

PUBLICIDADE

A música pretende simbolizar o apreço, o reconhecimento e a importância que de Linhares Furtado teve e tem na cidade e no país de onde não partiu e que nos coloca no mapa das nações pelas melhores razões. 

Linhares Furtado, também ele um Homem das Artes e em especial da Arte da Medicina, como , aliás,  foi  patente nas várias réplicas de quadros hoje expostos no local onde decorreu a conferência, um deles, como referiu,  João Paulo Almeida e Sousa será apresentado em selo do CTT durante a cerimónia que também terá lugar na tarde de dia 20. 

Um dos intervenientes,  Arnaldo Figueiredo partilhou o gosto que o  Linhares Furtado teria tido em ser maestro, caso tivesse abraçado a música como profissão. Todos concordaram que o  sucesso aconteceria, nesse caso também, naturalmente, pois são suas características – o pioneirismo, a capacidade de liderança, com uma personalidade ímpar e uma natural liderança que definem muito aquele que é um  cirurgião muito médico, uma  pessoa excepcional e um Amigo sempre presente. 

A sessão contou com as presenças de Alfredo Dias,  Rosa Reis Marques, Fernando Regateiro,  Américo Figueiredo, Guilherme Tralhão, Arnaldo Figueiredo, Margarida Ivo,   Teresa Larisch,  António Travassos,  Carlos Cidade e Carlos Monteiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE