Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Senhores das Auto-Estradas prometem facilitar a vida aos turistas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-03-2016

As principais entradas terrestres em Portugal são servidas por autoestradas, nomeadamente A22 (Via do Infante) no Algarve a partir da fronteira junto a Vila Real de Santo António, A25 na Guarda a partir da fronteira em Vilar Formoso e A24, junto da fronteira de Vila Verde da Raia, em que a cobrança de portagem é exclusivamente eletrónica, realizada através do sistema Multi Lane Free Flow (MLFF).

PUBLICIDADE

amendoas rosa

Um sistema totalmente automatizado sem intervenção humana no processo de cobrança, segundo a Infraestruturas de Portugal(IP), este sistema permite grandes vantagens ao nível da eficiência, comodidade e segurança, mas como se sabe, há muitos utilizadores que preferiam pagar na hora.

PUBLICIDADE

publicidade

Além destas, no nosso país temos as seguintes autoestradas equipadas exclusivamente com sistema MLFF: A9, A13, A13-1, A17, A19, A23, A27, A29, A33, A41, A42 e A44, que estão previamente assinaladas com a referência “electronic toll only” e o sinal:

Os automobilistas que circulam com veículos de matrícula estrangeira podem também facilmente (de acordo com IP) utilizar as autoestradas nacionais em que a cobrança de portagens é exclusivamente eletrónica, dispondo de diversas soluções para o respetivo pagamento pela utilização destas vias.

PUBLICIDADE

Sendo a época da Páscoa um período do ano em que tradicionalmente milhares de turistas visitam Portugal, nomeadamente turistas espanhóis, a Infraestruturas de Portugal adverte para a necessidade de informação prévia sobre as soluções de pagamento de portagem disponíveis para os condutores de veículos com matrícula estrangeira.

Ao planear a sua estadia no nosso país os turistas podem consultar online, em www.portugaltoll.com, todas as informações e esclarecer dúvidas sobre os meios de pagamento de portagens eletrónicas nas autoestradas nacionais.

De destacar que os turistas espanhóis que nos visitam dispõem já da possibilidade de utilizar dispositivos eletrónicos de pagamento de portagem que utilizam no seu país, resultado da forte aposta que tem sido desenvolvida na interoperabilidade dos sistemas de cobrança eletrónica de portagens de Portugal e Espanha.

A interoperabilidade permite que os dispositivos “Via T” utilizados no país vizinho possam ser usados sem qualquer necessidade de adaptação, em toda a rede de autoestradas nacionais.

O sistema com maiores níveis de adesão é o Easytoll. Uma solução, que segundo a IP, é bastante simples de utilizar, pois  permite aos utilizadores de veículos de matrícula estrangeira (ligeiros e pesados) associar um cartão bancário à matrícula da sua viatura, sem alterar o seu percurso original ou sair do automóvel. Este sistema é aplicável apenas a autoestradas equipadas com pórticos eletrónicos.

A adesão ao Easytoll é feita nas praças de portagem das principais “entradas” do país, mais concretamente na A28, adjacente área de serviço de Viana do Castelo, na A24, junto da fronteira de Vila Verde da Raia, na A25, adjacente à área de serviço de Alto Leomil, e na A22 junto da fronteira de Vila Real de Santo António.

Importa salientar que em todos os equipamentos das praças Easytoll existem dispositivos – canais interativos de voz – que têm como objetivo auxiliar e orientar os clientes no processo de adesão, “guiando-os” através de instruções, em quatro línguas distintas (português, inglês, castelhano e francês) que indicam, em cada um dos passos do processo de adesão, a ação que o cliente deve realizar.

Nos períodos de maior afluência, como a época da Páscoa e no mês de agosto, a Infraestruturas de Portugal coloca junto aos pontos de adesão do Easytoll colaboradores com o objetivo de prestar um maior auxilio, informação e esclarecimento sobre o processo de adesão e pagamento de portagem eletrónica.

Assim, no decorrer do fim de semana alargado da Páscoa, nas praças Easytoll da A22 e A25, estarão colaboradores da IP junto aos pontos de adesão no sentido de ajudar os clientes e carrinhas UMIA no apoio à circulação rodoviária junto às praças.

Também existe o TOLLCard, uma solução que permite pagamento em numerário ou com cartão bancário, e tem a validade de um ano, aplicável apenas a autoestradas equipadas com pórticos eletrónicos.

O condutor tem a possibilidade de adquirir um cartão previamente carregado e após a aquisição procede à respetiva ativação através do envio de uma SMS com o código impresso no cartão e a matrícula da viatura, para que seja efetuada a associação.

Este produto pode ser adquirido nas áreas de serviço das AE, nos aeroportos do Porto e Faro, no IKEA Matosinhos e nas estações e balcões CTT ou em www.tollcard.pt.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com