Coimbra

Senhor da Paciência venerado em Maiorca

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-11-2016

A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII, a imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro.

PUBLICIDADE

unnamed-3

A capela nas Cruzes, em sua honra só começou a ser construída em 1707 com esmolas do povo, em 1712 era administrada pelo pároco e em 1723 era considerada uma das dez ermidas da Igreja de S. Salvador de Maiorca, que era um vigaria e em 1825, a capela sofreu obras de remodelação, cuja configuração ainda hoje se conservam. O átrio exterior foi em 2010 alvo de obras de ampliação e de arranjo urbanístico; tendo sido concluídas este ano as obras de restauro e conservação do altar-mor, das imagens e das pinturas laterais.

PUBLICIDADE

Esta festividade tem a particularidade se ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana. 

As suas três procissões nocturnas atraem todos os anos milhares de devotos que pagam as suas promessas. Muitas pessoas vão de rastos e de joelhos. Dezenas de crianças são vestidas de várias figuras religiosas.

PUBLICIDADE

publicidade

As composições musicais que a Banda de Maiorca executa nas procissões só são tocadas por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, cuja denominação é “ Os Passos do Senhor da Paciência”, uma vez que foram compostas para serem executadas exclusivamente nestas festividades.

O programa:

Dia 19  de Novembro

18 : 30  – Missa na Igreja Matriz

19 Horas – Procissão da Igreja Matriz para a Capela do Senhor da Paciência

19 Horas e 30 Minutos – Procissão da Capela, com a imagem do Senhor Paciência para a Igreja Matriz

Dia 20 de Novembro

9 horas – Arruada pela Filarmónica Maiorquense pela freguesia.

16 : 00- Missa na Igreja Matriz, acompanhada pela  Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense .

17: 30  horas – Procissão do Senhor da Paciência, acompanhada pela Banda  Filarmónica Maiorquense, com quatro paragens para serem cantados os passos do Senhor.

Dia 27 de Novembro

16: 00 horas- Missa acompanhada pelo Grupo Coral, seguida de Procissão com a Imagem do Senhor da Paciência da Igreja Matriz para a sua capela.

Esta romaria é feita com os semblantes escondidos na escuridão, iluminados apenas pelas velas que os fiéis levam na mão. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE