Coimbra

Semana Sénior em Condeixa para “(Pro)Mover Seniores Saudáveis e Solidários”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-12-2016

O Município de Condeixa promove, até 15 de dezembro, a VII Semana Sénior, numa forte tentativa de promoção do envelhecimento ativo.

PUBLICIDADE

condeixa

Voltada para a valorização das pessoas de maior idade, espelhando bem a preocupação da autarquia com a qualidade de vida dos seus idosos, o grande objetivo desta iniciativa prende-se com a reflexão e análise da problemática a ela associada, pretendendo dar a conhecer projetos inovadores e demonstrar as boas práticas, aumentando e reforçando a intervenção municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

De carácter anual, esta é uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova que, através do Serviço de Ação Social e Saúde, e em parceira com a Rede Social do concelho, potencia a intervenção com este grupo populacional por meio de um estruturado conjunto de atividades formativas, recreativas e culturais. Inclui uma semana inteiramente dedicada a toda a população sénior do concelho, com uma abordagem temática da pertinência de todos, na aquisição de uma cidadania mais informada e educada para as questões do envelhecimento demográfico.

A VII Semana Sénior iniciou-se a 10 de dezembro com a ‘Magia do Natal de Proximidade’. Neste dia, dezenas de pais natais do Mototurismo do Centro alegraram a quadra natalícia de pessoas institucionalizadas em várias IPSS e Lares Privados do concelho, de forma bastante original e autêntica.

PUBLICIDADE

A 12 de Dezembro, a Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento recebe o III Chá das Leituras Digitais para um momento literário com recurso a tecnologias digitais, seguido, posteriormente, pela inauguração/visita à exposição patente nos vários espaços verdes e rotundas da vila, e preparada de forma intergeracional e articulada pelas instituições e serviços concelhios participantes, e que estará visível até 02 de janeiro.

Marcado para 13, destaque para o seminário “(Pro)Mover Seniores Saudáveis e Solidários”, no PO.RO.S, onde um leque variado de personalidades associadas à problemática do envelhecimento se juntarão no debate de temas como ‘saúde mental das pessoas mais velhas’, ‘os inimigos dos seniores’, ‘seniores saudáveis, solidários e… prevenidos’, e ainda o ‘impacto do ecossistema de inovação no envelhecimento ativo e saudável’. Dirigido a técnicos de intervenção social, idosos e população em geral, pretende-se um momento dedicado à reflexão sobre estratégias que possam ser utilizadas nas instituições, nos municípios, nas famílias e pelos próprios seniores, sempre com vista a que estes se sintam mais ativos e valorizados.

Para a manhã do dia 14 está reservada ao Projeto Mobilidade Sénior, Saúde em Movimento, incluindo turmas descentralizadas onde os alunos poderão usufruir de variadíssimos jogos físicos e participar numa coreografia de natal conjunta, fomentando estilos e hábitos de uma vida saudável, terminando num almoço partilhado.  Ainda no período da manhã, ‘Dar, Ler e Receber + Afeto com Poesia’ propõe uma visita domiciliária a alguns idosos por um grupo de alunos da Biblioteca Escolar Fernando Namora e, em simultâneo, e ainda no período da tarde, os alunos do curso Psico Social da mesma escola realizarão diversas atividades de expressão plástica, dança, jogos interrelacionais, entre outros (Arte + 65 – Óculos de ver ao Perto ) na dinamização de várias atividades na Santa Casa da Misericórdia de Condeixa  ( ERPI e Centro de Dia ).

Reservada para o último dia, a 15, fica a dádiva de equipamentos (produtos de apoio) pela DADICENTRO à Loja Social do Município, a ser assinalada por uma participação musical dos Alunos da Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

E, sendo já um hábito recorrente, a encerrar, no mesmo dia à noite, o sarau solidário promete ser abrilhantado pela atuação de diversos grupos concelhios, e cuja entrada se converterá numa dádiva de bens a reverter também para a Loja Social da autarquia.

Conferindo uma grande diversidade ao evento, com a promoção de uma extensa variedade de atividades, serão cinco dias preenchidos por muita animação, confraternização, desporto e ações de carácter pedagógico, numa forte e coesa contribuição para o bem-estar psicossocial da população idosa, a participação numa lógica de envelhecimento ativo e a sua integração social, fortalecendo relações sociais.

Paralelamente estão a decorrer campanhas solidárias de angariação de bens , quer através de espaços comerciais, instituições, empresas e outros serviços, que reverterão igualmente para apetrechar a Loja Social e apoiar as famílias mais carenciadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE