Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Seia tem um projeto de promoção da atividade física direcionado para maiores de 55 anos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-10-2018

 

PUBLICIDADE

 

Seia tem um projeto de promoção da atividade física direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados, que este ano completa a sua 10ª edição.

PUBLICIDADE

publicidade

Designado por “Saúde em Movimento”, o programa municipal foi implementado em 2008 com o principal objetivo de incutir um estilo de vida mais ativo na população sénior do concelho e contribuir, por sua vez, para a melhoria da qualidade de vida, quer através da prática regular de atividade física, quer pelo acompanhamento de saúde que proporciona.

PUBLICIDADE

O “Saúde em Movimento” é desenvolvido pelo serviço de desporto do Município e consiste na prática de atividade física, de forma orientada, através de duas sessões semanais de atividade física para cada inscrito, nomeadamente uma sessão de gerontomotricidade nos Gimnodesportivos e uma sessão de hidroginástica na Piscina.

Paralelamente, em parceria com o Centro de Saúde de Seia – ULS Guarda são feitos controlos mensais dos parâmetros básicos de saúde e, em parceria com a Ótica Lince, rastreios visuais e auditivos anuais.

A atividade é regular de acordo com o calendário escolar, sendo que as aulas de gerontomotricidade funcionam de uma forma descentralizada, em cinco locais distintos, designadamente em Seia (Gimnodesportivo Municipal 1), à segunda-feira (09h30/10h30) e quinta-feira (15h00/16h00), em São Romão (Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho), à terça-feira (09h15/10h15), em Loriga (Pavilhão EB Dr. Reis Leitão), à quarta-feira (15h00/16h00), em Arrifana (Pavilhão EB Dr. Abranches Ferrão), à quinta-feira (10h45/11h45), e em Tourais/Paranhos (Pavilhão EB Tourais/Paranhos), à sexta-feira (14h30/15h30). Por sua vez, devido ao condicionamento de espaço, as aulas na piscina municipal carecem de marcação prévia com os professores.

Para além dos benefícios da prática desportiva regular, o “Saúde em Movimento” tem subjacente uma componente de sociabilização das pessoas, constituindo uma oportunidade de convívio e partilha de novas experiências, nomeadamente através dos encontros intermunicipais, que se traduzem como um contributo para o aumento do equilíbrio pessoal e melhoria do ânimo e da saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com