Seia promove campanha sobre prevenção dos maus tratos infantis

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-03-2018

Laços azuis em 70 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que este ano terá como subtema “Diálogo (s) – Igualdade e Direitos Humanos” e a que se associa um amplo programa de atividades até ao final do mês.

PUBLICIDADE

CRIANÇA

A Campanha Nacional da Prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens é uma iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) a que Seia se associa pelo quinto ano consecutivo, tendo em vista a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; da família, para o exercício de uma parentalidade positiva; e da criança/ jovem, para os seus Direitos.

PUBLICIDADE

publicidade

A organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e conta com a realização de iniciativas diferenciadas, dirigidas à comunidade, aos pais, aos alunos, mas também destinadas a profissionais. As ações são desenvolvidas por entidades com competências em matéria de infância e juventude e têm como principais objetivos sensibilizar, formar e informar, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

Associado a esta causa, e à semelhança das edições anteriores, a partir do dia 26 de março 70 edifícios senenses ostentarão um Laço (s) Azul, uma ação simbólica a que se associaram todas as escolas do concelho, Instituições de Solidariedade Social, Juntas e Uniões de Freguesia e os restantes serviços públicos da autarquia e demais entidades públicas.

PUBLICIDADE

O amplo programa contra os maus tratos infantis inicia com uma oficina para profissionais sob o tema “As Famílias e a autonomia das crianças”, no dia 6, na Biblioteca Municipal. Dinamizada por Ana Lourenço, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), esta temática será igualmente mote para uma oficina para pais, que se realizará na Ludoteca Municipal, durante a manhã do dia seguinte.

Ana Lourença será ainda promotora de outras oficinas dedicadas à igualdade de género, sobre o tema “Deixem os Brinquedos em Paz, Não são de rapariga nem de rapaz”, respetivamente nos dias 10 e 11 de abril. Duas das ações previstas destinam-se a alunos do pré-escolar e a outra será para pais e/ou encarregados de educação, avós, professores e outros técnicos a desempenhar funções com crianças e jovens. De participação gratuita, esta última oficina realiza-se no dia 10, às 21h, na Casa Municipal da Cultura.

No âmbito da programação para a comunidade, estão também previstas a exibição de um filme alusivo à temática, pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia, no dia 12 de abril, e a representação teatral “Os Brincos à Ronaldo e outras Histórias”, do encenador Alexandre Sampaio, no dia 21 de abril. As sessões decorrem no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, às 21h30.

Entretanto, no dia 13 de abril, realiza-se mais uma oficina destinada a alunos, desta vez com uma abordagem à violência no namoro. Dinamizada pela Equipa EIVIDA, a oficina vai ter lugar na Escola Abranches Ferrão, com alunos do 9º ano.

Ainda sobre igualdade de género, Vânia Beliz, psicóloga Clínica, mestre em Sexologia e doutoranda no Instituto de Educação da Universidade do Minho, promove na Biblioteca Municipal, no dia 23 de abril, a palestra “Educar para a Igualdade de género desde a infância. Prevenção da violência de género (projeto A Viagem de Peludim)” e, nos dias 23 e 24 de abril, oficinas sobre “A Viagem de PELUDIM Como lidar com as perguntas difíceis sobre sexualidade” junto dos alunos do 1º CEB.

O programa “Abril, mês da prevenção dos maus tratos infantis” termina no dia 26 de abril, com a oficina para profissionais “Crescer saudável! Desenvolvimento Psicomotor dos 3 aos 10 anos”, dinamizada pela Luxius Psicologia na Biblioteca Municipal.

A participação nas ações pressupõe a prévia inscrição, no Gabinete de Apoio à Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Seia(238 310 237), ou através do correio eletrónico cpcj@cm-seia.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE