Coimbra

Seia lidera Municípios de Montanha

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 29-07-2016

O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, foi eleito Presidente da Secção dos Municípios de Montanha da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).

PUBLICIDADE

filipe camelo seia

Criada em 1995, a Secção dos Municípios de Montanha tem como objetivo definir, de forma conjunta, estratégias de crescimento e desenvolvimento sustentável, nomeadamente, através da valorização da riqueza natural e paisagística, de modo, a promover a criação de emprego e travar o despovoamento.

PUBLICIDADE

A eleição decorreu na última segunda-feira, em reunião da Secção dos Municípios de Montanha, um encontro que serviu ainda para preparar a participação portuguesa na Assembleia-Geral da Associação Europeia de Eleitos de Montanha (AEM).

Presidida pela Câmara Municipal de Seia, a secção que engloba 68 concelhos que apresentam no seu território zonas montanhosas, tem como vice-presidentes as Câmaras Municipal de Boticas e Ribeira de Pena, sendo vogais os Municípios de Gouveia e Góis.

PUBLICIDADE

publicidade

Seia tem vindo, ao longo dos últimos anos, no quadro da sua participação na Associação Europeia dos Eleitos de Montanha, a reafirmar a necessidade da criação de uma nova geração de fundos comunitários para estes territórios, tendo em vista combater os seus problemas específicos, bem como os desequilíbrios provocados pelo fomento dos investimentos públicos nas áreas metropolitanas, desfavorecendo o Interior e, em particular as regiões montanhosas.

Filipe Camelo lembra que existe hoje a consciência de que a litoralização do grande investimento público, em termos de infraestruturas e equipamentos, realizado nas últimas décadas, tem esvaziado a capacidade de desencadear no Interior processos de desenvolvimento, nomeadamente nas regiões de montanha e de baixa densidade populacional.

O autarca acredita nos sinais que têm vindo a ser dados pelas instâncias europeias, no sentido de se valorizar os recursos destas regiões, através da criação de fundos específicos, públicos e privados, que favoreçam a sua conservação e alavanquem as economias locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE