Coimbra

Seia lança nova campanha de sensibilização ambiental

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-06-2019

O Município de Seia arrancou hoje com uma nova campanha de sensibilização ambiental, desta vez direcionada aos alunos do 1º ciclo dos Centros Escolares de Seia e de São Romão, com o principal objetivo de reforçar a importância da valorização dos resíduos recicláveis e aumentar os níveis de deposição seletiva no concelho.

PUBLICIDADE

Denominada “Produzido com Lixo”, esta iniciativa alerta para a quantidade de lixo produzido diariamente por cada cidadão e para a enorme parcela (cerca de 70%) que, apesar de ter condições para integrar o processo de reciclagem, não é encaminhada para esse fim.

PUBLICIDADE

“Com a sua participação o lixo ganha vida!” é outro dos motes desta ação, que exorta para a importância do papel que cada um de nós desempenha no início do processo de reciclagem.

No âmbito da campanha foram apresentados às crianças os tempos de degradação dos materiais quando enviados para aterro, e ganhos em recursos, energia, tempo e espaço, quando aproveitados. O potencial de transformação dos resíduos e o ciclo de aproveitamento e reintrodução no processo produtivo de cada uma das principais matérias-primas foram também expostos, funcionando como argumento para os benefícios ambientais e económicos decorrentes do sistema de reciclagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Para reforçar o conteúdo transmitido, foram distribuídos às crianças um conjunto de autocolantes, que compilam e resumem as questões tratadas, e permitirão disseminar a mensagem também junto dos pais, prolongando por sua vez no tempo a alteração do comportamento desejada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE