Coimbra

Seia e Manteigas promovem SkyRoad Granfondo Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-06-2015

Após a realização em 2014 da 1ª edição do SKYROAD Granfondo Serra da Estrela, em que esta prova foi fortemente condicionada pelo mau tempo, realiza-se nos próximos dias 11 e 12 de julho a 2ª edição deste evento.

PUBLICIDADE

António Queiroz (Ultraspirit), Cristina Sousa (Vice-Presidente do Município de Seia), Pedro Machado (Presidente Turismo Centro Portugal) e José Cardoso (Vice-Presidente do Município de Manteigas)

António Queiroz (Ultraspirit), Cristina Sousa (Vice-Presidente do Município de Seia), Pedro Machado (Presidente Turismo Centro Portugal) e José Cardoso (Vice-Presidente do Município de Manteigas)

Depois de Seia, Manteigas é este ano é anfitriã da partida e chegada. O concelho de Seia recebe parte substancial do percurso do Granfondo que, à semelhança do ano passado, atravessa o nosso território desde o Sabugueiro até às freguesias de Teixeira, Alvoco da Serra, Loriga.

Depois da experiência do ano passado, que apesar de tudo demonstrou a capacidade de resposta das entidades de segurança ligadas ao território, estamos convictos, pelo número de inscrições deste ano, mais um milhar, que este é um evento estruturante para afirmar a serra da Estrela enquanto destino de eleição para o Ciclismo e Cicloturismo.

PUBLICIDADE

publicidade

A realização deste projeto na Serra da Estrela faz deste Skyroad um Granfondo de características únicas no nosso país, aproximando-o de outros eventos efetuados no estrangeiro em cenários de alta montanha, proporcionando aos atletas as sensações únicas da conquista dos grandes cumes e dos grandiosos horizontes, mas também permitindo a todos desfrutar das paisagens únicas da maior montanha de Portugal Continental.

O impacto deste evento ultrapassa no entanto os números adiantados, já que a conduta normal dos participantes deste tipo de eventos é o de virem com a família e acompanhantes, o que pode aumentar para mais de 2.500 pessoas o número total de pessoas a deslocarem-se para a Serra da estrela a propósito do SKYROAD Granfondo Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

Os resultados para a economia local serão significativos, como comprova o facto de muitas das unidades hoteleiras da região se encontrarem esgotadas desde há muito tempo para as datas do evento.

Destaque também para o facto de 15% dos 1000 atletas já inscritos serem estrangeiros, em representação de 11 países de todo o mundo, concretizando uma das apostas deste projeto que é o da sua crescente internacionalização, aumentando de ano para ano a promoção externa da Serra da Estrela.

No que diz respeito à organização é de enaltecer o espirito de voluntariado da comunidade e das Juntas de Freguesia e Associações, que para este evento mobilizam, só no concelho de Seia, cerca de uma centena de voluntários, revelando-se incansáveis na colaboração e apoio à organização.

Por todos estes motivos, este evento também cumpre outra função, que é o da promoção deste território como destino de férias também no Verão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE