Coimbra

Seia celebra a Festa da Transumância e dos Pastores

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-06-2015

Pelo terceiro ano consecutivo, Seia assinala a prática da Transumância com os pastores do concelho, proporcionando a oportunidade de acompanhar os pastores e o gado na tradicional subida à serra.

PUBLICIDADE

unnamed

A iniciativa é organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em parceria com o Município de Seia e em articulação com os pastores, vai ter lugar no dia 27 de junho, e tem como principal objetivo preservar e dignificar este ofício, ainda tão enraizado na comunidade pastoril do nosso território.

PUBLICIDADE

publicidade

A anteceder a subida à serra, uma semana antes, a 21 de junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de S. João. Aqui, a partir das 18h, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista, pedindo ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

Depois da romaria, no sábado seguinte, a 27 de junho, junta-se o gado em rebanhos e sobe-se para a montanha em busca de melhores pastos. Acompanhar os pastores na viagem à serra e descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a transumância, é a proposta para este dia. O gado (aproximadamente 800 a 1000 cabeças), proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira), concentrar-se-á no largo da câmara, às 07:30h, e atravessará a cidade em direção à Montanha, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge e um almoço com os pastores.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE