Coimbra

Seia: Biblioteca Municipal reabre ao público após reabilitação

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-07-2020

A Biblioteca Municipal de Seia, edifício intervencionado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Seia, reabriu ontem ao público.

PUBLICIDADE

O momento foi marcado com uma homenagem ao anterior proprietário deste solar e antigo bibliotecário desta biblioteca, António Miranda Monteiro Saraiva, e à sua família.

PUBLICIDADE

 

Esta é a segunda operação de reabilitação a ficar concluída no âmbito do PEDU, que tem por objetivo criar os fatores de dinamização da cidade e do seu centro histórico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos residentes atuais e futuros.

PUBLICIDADE

publicidade

A par desta obra e do anexo ao Solar dos Botelhos, onde está instalado o Centro Interpretativo de Seia e do seu Centro Histórico, estão em curso intervenções no centro da cidade, no Conservatório de Música e na antiga Escola Primária, futuro Centro Interpretativo da República – Afonso Costa.

Os trabalhos na biblioteca municipal incidiram na reabilitação do edifício que, antes da intervenção registava sinais graves de degradação física ao nível da cobertura, dos pavimentos, das paredes, das infraestruturas elétricas e dos equipamentos, um investimento total de 231.252,14 €, sendo 117.115,73 € financiados pelo CENTRO 2020.

 

Simultaneamente, além da reabilitação física, a operação envolveu ainda a melhoria das condições de funcionamento que permitirão aos trabalhadores e utilizadores da biblioteca cumprir com sucesso os objetivos fundamentais deste equipamento, nomeadamente a promoção do livro e dos hábitos de leitura, mas também promoção cultural neste domínio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE