Primeira Página

Seia apresenta uso partilhado de bicicletas elétricas no Dia Europeu Sem Carros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-09-2020

O município de Seia vai apresentar na terça-feira, no âmbito das comemorações do Dia Europeu Sem Carros, o novo sistema de uso partilhado de bicicletas elétricas e um novo autocarro elétrico, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Segundo a autarquia presidida por Carlos Filipe Camelo, a apresentação pública das bicicletas elétricas e do novo autocarro elétrico que irá assegurar o circuito urbano em Seia será feita no largo do município, na data em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, “que este ano dá particular destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e de uma mobilidade inclusiva”.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o dia, das 10:00 às 18:00, os munícipes de Seia, no distrito da Guarda, “poderão usufruir antecipadamente das recentes apostas em matéria de mobilidade elétrica, que entram em funcionamento a 01 de outubro”.

A fonte refere em comunicado enviado à agência Lusa que o novo sistema de bicicletas elétricas de uso partilhado tem a designação de “Ginga”.

PUBLICIDADE

O projeto “visa ser uma alternativa de deslocação aos modos de transporte habituais, mas não poluente, quer para as tarefas do dia-a-dia dos cidadãos, quer para as atividades de lazer, cultura ou turismo, para além de promover o exercício físico”.

O “Ginga” é composto por um total de 15 bicicletas e integra três locais de parqueamento na cidade de Seia.

O projeto, que envolve um investimento no valor global de 93 mil euros, foi apoiado pelo Fundo Ambiental em 50 mil euros.

O município sublinha ainda que, no âmbito da aposta na mobilidade suave e “prosseguindo a sua visão estratégica de tornar Seia mais sustentável”, reforçou a rede de transportes urbanos “VaieVem”, com a aquisição de um autocarro elétrico, com capacidade para 22 pessoas.

O novo autocarro entra em funcionamento no dia 01 de outubro e estará alocado ao circuito urbano de Seia.

O veículo elétrico custou 325.340 euros e a sua aquisição foi cofinanciada em 40% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE