Coimbra

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-09-2015

A Câmara Municipal de Seia vai assinalar, no dia 22 de setembro, o Dia Europeu Sem Carros com um conjunto de atividades na zona envolvente ao Mercado Municipal, ruas que nesse dia estarão interditas ao tráfego motorizado, entre as 10:00 e as 20:00.

PUBLICIDADE

A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia e pretende promover medidas de transporte sustentável, consciencializando os cidadãos para os efeitos que a sua escolha nas deslocações diárias terão na qualidade do ambiente, proporcionando-lhes, por sua vez, uma oportunidade para redescobrirem a cidade e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Apesar da iniciativa apenas limitar o trânsito motorizado nas ruas Lucas Marrão, Dr. João Saraiva, Mercado, largo de Santa Rita e rua do Funchal, o convite é para todos os munícipes experimentarem, neste dia, alternativas ao uso do carro, seja a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou noutro meio de transporte não motorizado. Como forma de incentivo, a autarquia não irá cobrar bilhete nos transportes urbanos VaieVem e desafia a população a experimentar veículos mais ecológicos, como é o caso das bicicletas e carros elétricos.

PUBLICIDADE

publicidade

A partir desta data o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Electricidade e o Centro Interpretativo da Serra da Estrela passam a dispor de bicicletas elétricas de utilização gratuita. Para além da promoção da mobilidade sustentável, esta é mais uma medida para residentes turistas viverem e usufruírem da cidade e dos seus espaços museológicos.

Paralelamente, a assinalar este dia de mobilidade alternativa o Município irá promover, durante todo o dia, na área envolvente ao Mercado Municipal, um conjunto de atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas e ações de sensibilização em articulação com a GNR, como o circuito “Escola Segura”, e com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, no que diz respeito aos problemas da poluição do ar, ruído e energia. Do programa consta ainda a apresentação, às 17:30h, do CineEco 2015 – XXI Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

O Dia Europeu sem Carros assinala-se por toda a Europa e é uma campanha anual sobre a mobilidade urbana sustentável, organizada pela Coordenação Europeia, com o apoio da Direção-Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE