SEF desmantela rede que explorava 20 casas de prostituição de norte a sul do país

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-02-2018

SEF desmantela rede que explorava 20 casas de prostituição de norte a sul do país

PUBLICIDADE

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou uma vasta operação nas localidades de Caldas da Rainha, Cadaval, Santarém, Leiria, Ourém, Nazaré, Évora, Quarteira e Faro, com vista ao cumprimento de vinte e quatro mandados judiciais, emitidos no decurso de investigação, ainda em curso, dos crimes de tráfico de seres humanos para exploração sexual, auxílio à imigração ilegal, lenocínio e branqueamento de capitais. Foram realizadas três detenções, sete buscas a domicílios, uma busca a escritório, uma busca a estabelecimento comercial e buscas e apreensão de viaturas.

A operação, que decorreu durante o dia de ontem, visou o desmantelamento de uma organização liderada por uma cidadã de nacionalidade estrangeira que teria a seu cargo a gestão de cerca de duas dezenas de locais de prostituição de norte a sul do país.

PUBLICIDADE

A investigação, sob a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), teve origem numa denúncia telefónica que identificava uma organização criminosa que se dedicaria ao tráfico de mulheres e “obrigavam as mesmas a praticar a prostituição e a fazer sexo sem preservativo”, referindo ainda que estas mulheres eram mantidas em “cativeiro”, “passavam fome” e eram “espancadas e violadas”.

Em resultado das diligências de investigação foi desenvolvida esta ação policial que permitiu desmantelar a atividade dos principais suspeitos e sinalizar uma vítima de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

PUBLICIDADE

publicidade

As buscas realizadas levaram à apreensão de variada prova dos crimes praticados, sendo de realçar a elevada quantidade de ouro apreendido numa das casas, bem como a apreensão de centenas de milhar de euros em cheques passados ao portador, duas viaturas recentemente adquiridas pelos suspeitos, diversos extratos bancários, agendas, material informático, documentação vária e outro material que relacionam os suspeitos com a atividade criminosa.

Foram identificadas, no total, trinta e seis pessoas, trinta das quais de nacionalidade estrangeira e as restantes de nacionalidade portuguesa.

Os detidos, dois de nacionalidade portuguesa e um de nacionalidade estrangeira, têm idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos e serão hoje presentes ao Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa para aplicação das medidas de coação.

Foi ainda efetuada uma detenção em flagrante delito de uma cidadã estrangeira em situação irregular em território nacional e notificadas mais quatro para abandono de território nacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE